Dilma desiste de criar imposto nos mesmos moldes da CPMF

por Carlos Britto // 30 de agosto de 2015 às 08:10

dilma-rousseffA presidente Dilma Rousseff desistiu neste sábado (29) de criar um imposto para financiar a saúde, nos mesmos moldes da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Dilma já teria tomado a decisão, mas a informação ainda não foi oficializada.

Na quinta-feira (27), o ministro da Saúde, Arthur Chioro, confirmou que o governo estudava a recriação do imposto. A CPMF vigorou por dez anos e acabou em 2007, quando foi derrubada pelo Senado. Depois da forte reação negativa à notícia de que o imposto poderia ser recriado, a presidente Dilma Rousseff demonstrou dúvidas e até uma certa resistência à recriação da CPMF.

A ideia de criar um novo imposto para financiar a saúde enfrentou resistência na Câmara e no Senado. Parlamentares da base aliada e da oposição divergem sobre a proposta e falta consenso até mesmo dentro do PT. A presidente Dilma Rousseff se reuniu na tarde deste sábado com os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Nelson Barbosa (Planejamento) para discutir detalhes relacionados ao projeto do Orçamento de 2016 e à possível volta da CPMF.

Mais tarde, na noite deste sábado, Dilma se reuniu com os dois ministros e com Joaquim Levy (Fazenda). O governo tem até a próxima segunda-feira (31) para entregar ao Congresso Nacional a proposta para o Orçamento do próximo ano. A tarefa de entregar o documento ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), deverá ser feita pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. (fonte: G1/foto reprodução)

Dilma desiste de criar imposto nos mesmos moldes da CPMF

  1. Maria do Socorro - paga Trouxinha disse:

    Ah, que pena! Eu queria tanto que os Trouxinhas pagassem mais este imposto. E os aposentados, e os médicos, etc, etc…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.