O feriado alusivo ao Dia Consciência Negra (20 de Novembro) vem sendo marcado em Juazeiro (BA), desde o início da atual gestão, por várias ações para celebrar as lutas e conquistas do povo preto. Responsável pela programação, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realiza uma série de atividades com o objetivo de fortalecer a autoestima desse público.
A ações incluem atendimento psicossocial e jurídico para a população negra em situação de vulnerabilidade social, o apoio a terreiros e comunidades quilombolas, a realização de atividades de combate ao racismo, a promoção da campanha ‘Julho das Pretas’ e duas edições do Festival Integrado de Artes dos Povos Pretos. Este último conta com uma celebração da herança cultural e artística africana, com artes visuais, música, dança, teatro, poesia, música, audiovisual, gastronomia e artes marciais (maculelê e capoeira), e a premiação em dinheiro dos melhores trabalhos.
“Nós precisamos valorizar a grandeza do povo negro, em suas lutas, conquistas e história. Ao longo desses quatro anos de gestão, estamos trabalhando no enfrentamento ao racismo e para fortalecer essa riqueza cultural que herdamos dos povos africanos“, frisou a prefeita Suzana Ramos.