Para combater obesidade entre crianças e jovens, deputado quer proibir comercialização de refrigerantes a menores de 18 anos

por Carlos Britto // 02 de outubro de 2013 às 10:06

criança obesaDiante de números alarmantes referentes à obesidade na infância e adolescência no país, uma medida apresentada pelo deputado Gonzaga Patriota na Câmara Federal promete causar polêmica.

Por meio de um projeto de lei, o parlamentar quer proibir refrigerantes a menores de 18 anos – assim como já acontece com as bebidas alcóolicas e cigarros.

E não é só isso: a proposta de Gonzaga pretende também barrar a comercialização de massas folhadas, frituras, biscoitos recheados, pipocas industrializadas, sucos artificiais, enlatados, alimentos que contenham gordura trans e guloseimas – como balas, pirulitos e gomas de mascar – num raio de 200 metros das escolas.

Por perto dos estudantes, só sanduíches e sucos naturais, salgados assados, “pelo menos dois tipos de frutas”, água de coco, queijos magros, iogurtes e cereais. Nas cantinas escolares, também está proibido o fornecimento de mostarda, maionese, ketchup e qualquer outro produto que gere calorias. Quem desobedecer estará sujeito a penalidades.

Este projeto poderá ser chamado de radical por alguns, mas radical é o problema que estamos enfrentando. O açúcar deve ser colocado na categoria semelhante ao álcool e ao fumo, pois é tão viciante quanto aqueles produtos. O refrigerante não traz nenhum benefício à saúde. É totalmente dispensável. Se os pais quiserem dar refrigerantes para os seus filhos, que comprem. Mas façam isso com controle”, ponderou. Com informações da assessoria do deputado. (foto/reprodução)

Para combater obesidade entre crianças e jovens, deputado quer proibir comercialização de refrigerantes a menores de 18 anos

  1. José Rodrigues disse:

    É um projeto bom, mas é complicado porque tem que valer para os shoppings,etc. do jeito que vai à inteperança nos estômagos das almas (pessoas), essa medida ´será profícua para os pais e filhos. Como será a reação dos que vendem essas iguarias? O proje é bom mas deve ser impacial.

    1. Thiago disse:

      Senhor José Rodrigues, respeito sua opinião,
      Porem apoiar um projeto tolo desses é afirmar estado de marionetes, e incapacidade de educar a alimentação de seus filhos.
      Eu admiro a incapacidade da administração brasileira, se n é capaz de controlar é melhor proibir,e muitos idiotas vem falar que isso é democracia?

    2. Man At Work disse:

      Projeto bom?!? Fico abismado de como as pessoas aceitam que suas liberdades individuais sejam extirpadas em nome da uma causa maior. Pelo amor de Deus! Cuidar da saúde de uma criança é papel do PAI e não do ESTADO! Projeto ridículo!

    3. Bruno Frank disse:

      Parabéns, você é uma pessoa bem esperta, em achar bom um deputado escolher o que você pode ou não fazer, um projeto desse tipo é uma afronta as liberdades individuais, eu decido o que é bom ou ruim pra mim não um deputado.

    4. Claudio disse:

      Projeto bom? vc enlouqueceu??? agora esse governo corrupto quer decidir o que vc pode ou não comer? daqui a pouco vão decidir com qual roupa vc podera sair de casa… ISSO SE CHAMA DITADURA!!!

    5. André Buck Miedzinski disse:

      Projeto bom?!?!

      Quem é esse deputado pra decidir oq as pessoas tem q comer ou beber??? isso é um problema dos pais e não do estado!

      Tanta coisa importante pra decidir e esses caras perdem tempo nessas coisas RIDICULAS!

    6. thiago alves disse:

      da onde que ceifar os direitos individuais das pessoas é bom?é por pessoas imbecis

  2. jUDEU disse:

    CERTO … E EU QUERO PROIBIR A DISPOSIÇÃO DE POFISSIONAIS DO SEXO A HOMENS CASADOS … VOCE REALMENTE ACHA ISSO UMA MEDIDA APROPRIADA MO FILHO

  3. Tiago Ken disse:

    É pra isso que eu pago imposto? Já não basta enfiarem a mão nos impostos, agora querem meter a mão na vida alheia? Estado Babá não!!!!

  4. Vitor FR disse:

    Bom? O projeto é uma merda. Se acha isso bom, vc é um totalitário de primeira.

  5. Chris Galford Electrolux disse:

    Quero ver esses fascistinhas sem cultura do governo conseguirem fazer isso.

    Mais lixo politicamente correto criado por um bando de burocratas mal-intencionados que preferem recriminar o cidadão de bem por condutas tão comuns do que realmente fazer algo de útil em prol da sociedade.

  6. Luiz Fernando disse:

    proibir ? quem pediu a a opinião desse infeliz ?? proiba seus filhos de comer e beber industrializados , cada um que existe nesse país afff .

  7. O Arcanista Das Raithcaahrs disse:

    É um bobo!

  8. Umberto disse:

    Bom o escambau…isso é um ataque às liberdades individuais!

    Vamos culpar a arma pelo assassinato e o viagra pelo adultério.

    1. Oscar Alves Neto disse:

      E o lápis, pelos erros ortográficos!
      ridículo!

  9. Vinícius Menestrel disse:

    Mais um projeto ridículo, assim como todos os outros onde o Estado quer interferir até no que você ingere.
    Fazer um projeto de conscientização da população ninguém quer. Fazer ensino integral com prática de esportes ninguém quer. Fazer jogos entre escolas, campeonatos municipais, estaduais e nacionais, com incentivos (bolsas de estudos, cursos extracurriculares) para alunos ninguém quer.
    É por essas e outras que cada vez mais quero sair desta porcaria de republica de bananas!

  10. Bruno Frank disse:

    Vamos proibir as pessoas de terem filhos, dai em poucos anos todos os problemas do mundo estarão resolvidos? Mas falando sério, o senhor acha mesmo que uma lei idiota dessa vai resolver o problema?

  11. Fabio Feti disse:

    Projeto ridículo, tacanho e autoritário. Típico de quem não tem nada a acrescentar, cria projetos deste tipo somente para gerar polêmicas. Logo vão proibir as colheres também? Afinal cabem mais comida e podem contribuir a obesidade.

  12. Silvio Gonçalves disse:

    quanto mais proibiçoes existir neste Pais, mais forte fica o mercado negro.
    a ditadura aos poucos esta se instalando no Brasil, querem proibir tudo, daqui a pouco nao teremos mais direitos… o controle da alimentação é obrigação dos pais e nao do governo cuidado ditadura chegando

  13. Bruno disse:

    Cala a boca mermão!
    Não está vendo que isso é a coisa mais ridícula do mundo ?
    Vamos parar de PROIBIR…
    Proibir só leva as pessoas a querer fazer o proibido!
    LIBERE!!

  14. Douglas Ferraz Jr disse:

    Projeto bom??? Ta maluco???
    Mais um projeto perfeitamente DISPENSÁVEL. Tem tanta coisa melhor para nos preocuparmos do que a obesidade infantil. Isso é problema dos pais, não do Estado. Além disso, quem deu ao Estado o poder de decidir o que devemos comer ou não?? Essa democracia que vivemos no Brasil esta pior que DITADURA!
    Brasileiros, assim como eu, deixo o recado. FIQUEM ESPERTOS!! Estão te encoleirando, tirando seus direitos diminuindo cada vez mais os deveres do estado e ninguém esta vendo?? E tem gente que aprova isso ainda isso que é pior.

  15. nobody disse:

    Acho que os carros também devem ser proibidos para menores de 50 anos, pois estes motoristas são os que mais estão envolvidos em acidentes neste país.

  16. Andre disse:

    Chega a soar ridículo isso. faça uma lei que realmente funcione. Tudo que se proíbe se torna mais desejado. Parem de proibir, isso só estimula ilegalidade.#Paradeburrice

  17. Elvis Estevao disse:

    O poder econômico não vai permitir que isso aconteça. Mas deveria ter uma boa lei que proibisse a fabricação de refrigerante, açúcar branco, gordura hidrogenada, gorduras trans, sal refinado, óleos de soja, de milho, de girassol, de canola e outros semelhantes. Só poderia ser vendido banha de porco e o número um que é o óleo de coco. Tem muita coisa na alimentação que está enfraquecendo o sistema imunológico das pessoas, quem se alimenta corretamente fica saudável e raramente fica doente. Embora desrespeite as liberdades individuais, isso seria saudável para as pessoas. Mas não vai acontecer, esqueçam.

  18. Rodolpho disse:

    Ta de Brincadeira né agora pra comprar um “Dollynho” rsrs só maiores de 18

  19. Oscar Alves Neto disse:

    Neste país do “Politicamente Correto”, em uma sociedade hipócrita, PROIBIR é mais fácil que investir em programas de EDUCAÇÃO e qualidade de vida! PROIBIR NUNCA FOI UMA SOLUÇÃO! INVESTIR PESADO EM EDUCAÇÃO, SIM! FAZ A DIFERENÇA!

  20. Martins disse:

    Ele está querendo é aparecer com esse projeto de Lei.

  21. Laura disse:

    Tanto para se fazer neste país e este deputado desperdiçando tempo com este projeto ridículo. Então vamos acabar com as praças de alimentação dos shopping, com as festas de aniversário das crianças,etc. Pense num deputado imbecil. Este é o projeto mais ridículo que já vi. Cabe somente as famílias à educação alimentar dos seus membros. É revoltante ver o dinheiro público sendo gasto à toa.

  22. Phudencio Batista disse:

    Tá certíssimo!! É por aí mesmo. Manda que o povinho obedece.

  23. MARCIO ALVES disse:

    EU ACHO QUE A PROIBIÇÃO NÃO SERIA UMA BOA IDEIA. EU APOSTO PELO LADO DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR. ISSO DEVERIA VIM DE CASA E DA ESCOLA. ENSINAR AS CRIANÇAS QUE ESSE TIPO DE ALIMENTO NÃO TRÁS BENEFICIO PARA A SAÚDE. EDUCAÇÃO ALIMENTAR FUNCIONA SEU DEPUTADO SÓ É TER BOA VONTADE DE FAZER.

  24. Michel Rangel disse:

    Sou a favor

  25. Gabriel Velasquez disse:

    Esse deputado …é impressionante a quantidade de gente idiota que existe nesse país, porque só sendo muito retardado para achar bom um projeto ridículo, arbitrário e inútil como esse.
    A solução para esse problema passa, principalmente, por uma educação voltada para o esporte, se a criança praticasse uma atividade esportiva desde muito cedo dificilmente tornaria-se obesa e o esporte a acompanharia para o resto de sua vida, teríamos alguns que poderiam até mesmo seguir o caminho da profissionalização e de quebra ainda resolveríamos outro grave problema nacional, o de ser uma eterna piada nas olimpíadas, sendo superados por “potências globais” como Cuba, Jamaica, Irã e Coréia do Norte.

  26. Acioly disse:

    Quando uma pessoa quer algo, que só vai pode servir para bem de todos, sem obter benefício pessoal, eu respeito. Para os pais responsáveis, que cuidam bem dos filhos, não precisa lei nenhuma. Para os filhos dos irresponsáveis, infelizmente, o governo tem que fazer o papel dos pais.

  27. manoel da peta disse:

    Projeto típico de quem não tem realmente o que fazer. O deputado é fraco e assessoria mais ainda.

  28. VADILMA RUSEV disse:

    Quando da merda na cabeça de um bolivariano, fede em volta pra caramba.

  29. Cleiton Indignado disse:

    Na boa, isso é R-I-D-í-C-U-L-O. Deveria ter dado melhor educação para os pais isso sim. Porque não um projeto de aluas de nutrição nas escolas??? É porque educação não é importante nesse país. Veja só, mesmo proibindo os próprios pais irão comprar e darão para os filhos. Manda esse deputado ir trabalhar de verdade e não ficar com essas coisas inúteis tentando justificar o salário. VTNC viu.

  30. darus disse:

    O país cheio de problemas e o cara quer proibir a venda de refrigerante, vou nem mencionar aqui que isso não tem a menor possibilidade de acontecer, ir contra os direitos individuais é blá blá blá, está indo e contra os lucros das grandes empresas, –‘

    PS: GONZAGA VÁ FAZER ALGO DE ÚTIL NA CÂMARA DOS DEPUTADOS !

  31. Alexandre Macedo disse:

    Devia ter um deputado que fizesse uma lei para que deputados idiotas façam leis idiotas, renuncie

  32. sol disse:

    gonzaga vá procura o que fazer se preocupe em resolve os problemas da saude publica ,os usuarios de drogas os doentes mentais que não tem medicação nos postos,petrolina não tem um hospital psiquiatrico .faça sua dieta e deixe comemos pois comemos com nosso dinheiro,.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…