Decisão liminar do TJPE suspende reabertura do comércio de Petrolina; Miguel Coelho explica decisão

29

Uma decisão liminar do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) caiu como uma ducha fria no processo de flexibilização da economia de Petrolina. A Corte estadual está suspendendo a reabertura do comércio e outras atividades do município, baseando-se na questão do número de leitos de UTI abertos para pacientes do novo coronavírus (Covid-19).

Pelas redes sociais, o prefeito Miguel Coelho explicou a decisão:

Como não há outra forma de anunciar o que preciso dizer a vocês, optarei por ser claro e objetivo: por ordem judicial, o plano de retomada das atividades e dos serviços em Petrolina, que havia sido apresentado e acordado por todos os órgãos e as instituições cabíveis, está suspenso. Passam a valer, a partir de agora, as etapas de flexibilização determinadas pelo Governo do Estado, não tendo mais a @prefeiturapetrolina poder para decidir o que abre ou o que fecha na cidade. ⠀⠀⠀⠀⠀

Não foi por falta de planejamento e embasamento técnico que iniciamos o nosso plano, há quase 3 semanas. Muito pelo contrário: foi graças aos esforços coletivos e às medidas municipais adotadas para o reforço da rede de saúde. Desde o início da pandemia, sabíamos que era possível, mas jamais esperamos pelo pior; nós sempre trabalhamos e continuamos nos esforçando, até hoje, à espera do melhor.

Se tivéssemos esperado pelo Governo Estado, não teríamos ultrapassado a marca de 10.100 testes feitos pela prefeitura, que identificaram 377 infectados; só teríamos recebido 350 resultados, dos quais apenas 132 deram positivo, isto é: 377 pessoas estariam transmitindo a Covid-19 sem saber. Imaginem o resultado. Se tivéssemos esperado pelo Governo do Estado, não teríamos o Hospital de Campanha de Petrolina já em funcionamento com 100 leitos, nem ampliado os leitos de UTI em nossa rede de saúde; estaríamos com ela em colapso e à espera dos 200 leitos estaduais que ainda não chegaram.

O que conquistamos até aqui só foi possível porque a gente nunca foi de esperar; o petrolinense sempre foi de agir. Mas, de hoje em diante, mesmo não parando de fazer a nossa parte, continuaremos à espera dos leitos do Governo do Estado; à espera de que cada cidadão siga dando sua contribuição para que a gente vença essa batalha; e, sobretudo, à espera de que, o quanto antes, a gente não precise mais esperar para voltar à nossa normalidade sem deixar a vida, a saúde e os empregos das pessoas para trás.

Miguel Coelho/Prefeito de Petrolina

29 COMENTÁRIOS

    • Mano, cala a boca, entra na internet pra falar merda vei. O centro lotado de gente, uma máscara não para vírus nenhum, se tem 1 infectado ali, todo mundo perto dele corre risco. A reabertura do comércio foi o pior erro de todos. Eu nunca vi aquele centro tão lotado como estava nesta última semana.

  1. O governo de Pernambuco não gosta de Petrolina. Ele não está preocupado com a população. Ele está a fim é de quebrar o município. Infelizmente tem todo o poder estadual na mão dele.

  2. O Desembargador esta certissimo.. Municipio e Estado não comprarão respiradores suficientes pra atender a população… O que a Justiça está fazendo é forçando o municipio e estado gastarem o dinheiro da pandemia..(Covide-19) muito dinheiro foi liberado pelo Gov.Federal.

    • Você não acompanha as notícias? Há leitos sobrando em todo estado, e aqui em Petrolina tem 1 hospital de campanha do município vazio, leitos no Hospital Universitário vazios, até as bostas dos leitos que o governador prometeu e não cumpriu, não está fazendo falta; quem você acha que vai pagar a conta do fechamento da atividade econômica e do desemprego? o governador? O desembargador? Pode ter certeza que não serão eles!!!!!

  3. Tá faltando decisão de macho. CONVOQUE a população, os comerciantes, e juntos decretamos a desobediência civil. Já passou todos os limites da inteligência, pois sabemos onde houve lokdaou, a contaminação foi maior. Todos sabemos que é decisão política Comunista. Petrolina tem economia própria, e não depende de um centavo, deste governo comunista, enquanto recorre numa instância Superior.

  4. Fechar Siiiiim, até as entradas e saídas da cidade, gente, parem pra pensar, por conta da insanidade da população, essa merda de situação vai até setembro, ninguém aquenta mais isso, ano praticamente perdido e tem gente achando pouco. Tem pessoas passando fome, se isso se estende piora, então fica em casa quem pode , pois ir no shopping ou centro ver uma camisa ou uma sandália da promoção poderá ser trágico.

  5. Será que estão preocupados com vidas mesmo? a conversinha e essa …..sempre a saúde teve em colapso…..essa pandemia véi só pra mostra o que já existia….deixe de serem corruptos e deixem o povo trabalhar…..

  6. O QUE ESTA FALTANDO EM PETROLINA É O COMPROMETIMENTO TANTO DO GOVERNO DE PERNAMBUCO COMO MUNICIPAL, ATE MESMO PORQUE SE O PREFEITO SABIA QUE PETROLINA NAO TINHA O TOTAL DE LEITOS QUE A OMS EXIGIA, PORQUE ELE ABRIU O COMÉRCIO? AGORA FICA ESSE PUXA E ENCOLHE…. NA VERDADE SO QUEREM DINHEIRO VINDO DA SAUDE, FAZENDO COMPRAS SEM LICITACOES E AS QUE FAZEM AINDA TEM COISA PELO MEIO COMO FOI O CASO DAS MOCHILAS. NEM NUM MOMENTO COMO ESSE ELES NAO PENSAM NO POVO… É TRISTE

  7. O governador Paulo Câmara quebrou a saúde do estado que está na UTI há muito tempo, onde colocou Pernambuco nas estatísticas dos maiores índices de mortalidade pela Covid e agora quer quebrar a economia de Petrolina. O munícipio deve recorrer a instâncias superiores.

  8. Tudo ilusão… O vírus veio pra ficar. Temos que aprender a conviver com ele até sair a vacina.. usemos máscara, álcool gel, procurar sair só pro mais importante. Eu estive no centro e realmente estava muito cheio, mas o comércio estava sim adotando medidas de segurança, com álcool, distanciamento entre clientes, medição de temperatura.
    O governo acha que vai resolver trancar de novo o povo em casa e inibir os comerciantes…
    Quem não morrer de Covid, vai morrer de fome …. Simples assim.

    • Isso é uma grande farça, um monte de leito vazio e vem dizer que Petrolina estar em crise pandêmica, o será de nós seres humanos que precisamos de trabalho, de tratamento de saúde, outros problemas existentes, eu estou indignada, pois perdi um exame super importante que esperava desde 2017, que era pra 29 de Abril por causa dessa palhaçada e a upa lá trancadasem ninguém dentro, e esse exame iria diagnosticar meu problema de saúde como prova pro inss,não vai ser esse corona q vai matar não, vai ser outras doenças e fome isso sim, fica aqui minha indignação.

  9. Se os porcos pudesse votar o homem com o balde de comida seria sempre eleito não importando quantos porcos ele tenha matado no recinto ao lado.
    Traduzindo para os idiotas de plantão:
    É por causa das esmolas espalhadas ao chão que este bando de abutres aproveitadores continuam subservientes a este governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome