Debate na Univasf com candidatos a prefeito de Juazeiro tem críticas, choro e promessas

3

debate univasf2

O debate com os candidatos a prefeito de Juazeiro (BA) promovido nesta terça-feira (30) pelo Projeto Escola Verde (PEV), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi marcado por críticas à atual gestão, choro e muitas promessas. Com ausência de Charles Leão (PP), Paulo Bomfim (PCdoB), Joseph Bandeira (SD) e Márcio Feitosa (PRP) debateram  as principais questões ambientais ligadas à região, entre elas a preservação do Velho Chico. 

Por mais de duas horas, os três candidatos responderam questionamentos de estudantes, professores e fizeram perguntas entre eles. O governista Paulo Bomfim fez questão de destacar as conquistas do seu padrinho político, Isaac Carvalho (PCdoB), junto ao governo federal – entre elas a construção de vários residenciais do ‘Minha Casa, minha Vida’.

Falou também sobre a questão do esgotamento sanitário de muitas localidades, que estaria sendo jogado direto no rio, e disse que, entre as ligações que jogam dejetos sem tratamento direto no Velho Chico, 11 já foram identificadas. “Quando identificamos o esgoto que cai no rio, imediatamente a gente faz essa coleta”, disse.

Sobre as críticas em relação ao setor de Saúde, Bomfim minimizou as afirmações de Joseph e Feitosa, que classificaram a situação como “péssima” e “vergonhosa”. Bomfim admitiu que muita coisa precisa melhorar, mas disse que não é bem como os adversários dizem. Ele destacou, ainda, o atendimento na Maternidade Municipal e voltou a afirmar que, caso seja eleito, vai “fazer mais e melhor que Isaac fez nos últimos oito anos.

Bomfim também falou sobre empregabilidade e disse que os residenciais do ‘Minha Casa, Minha Vida’ terão escolas. “Vamos criar o ‘Minha Escola, Minha Vida’ em todos os residenciais de Juazeiro, para as crianças terem um conforto maior perto de suas casas”, afirmou.

“Maquiagem”

Joseph não poupou críticas à atual gestão e, num tom alto, disse que “não adianta [a atual administração] querer maquiar a realidade”. Ele bateu forte na questão da saúde e disse que, em todas as partes da cidade, a população sofre com a falta de atendimento médico. Ele falou em ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), disse que “Juazeiro precisa de um Hospital de Base” e que sua gestão terá “política de cobrir canais.

O ex-prefeito ainda fez críticas à ‘imprensa marrom’, que segundo ele, tenta blindar a atual administração. “Não sei quanto ganham pra isso, mas não adianta nada”. Ele também detonou a área de saúde pública. “A UPA de Juazeiro é uma ‘Upinha’, uma vergonha! Juazeiro é uma cidade que fede, e isso tem que acabar”, disparou. Com relação à corrupção, Joseph afirmou que “prefeito sério não rouba, nem deixa ninguém roubar”.

marcio feitosa chora emocionadoFeitosa destacou que entrou na política por amor a Juazeiro, mas não é político. “Vocês terão um médico como prefeito”, disse. Ele também não poupou críticas aos antigos governantes, bem como ao Governo Isaac Carvalho. “Juazeiro está largada às traças. Todos locais que você anda têm esgotos. As pessoas estão morrendo. É preciso ter seriedade e compromisso, e não só essas promessas de quatro em quatro anos. É preciso ter alternância de poder, que surjam candidatos novos a cada dia, porque os candidatos velhos nós já conhecemos”, argumentou.

Emoção

Emocionado, ele lamentou a situação em que Juazeiro se encontra. “Minha cidade é linda, agora ela está feia. Está feia porque não foi dada a atenção devida”, comentou. Com relação à questão da saúde, Feitosa disse que o município precisa de atendimento especializado. “A população precisa de atendimento, precisa de especialista. É preciso criar a Central de Atendimento de Especialidades de Juazeiro”. Ao final do debate, os candidatos assinaram um termo de compromisso com o Projeto Escola Verde.

3 COMENTÁRIOS

    • A colocação da “gripe” não foi essa!Pelo menos não para os esclarecidos, de ouvidos limpos, que assistiram ao debate.Procure se informar melhor, o áudio do debate está na rede à disposição de todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome