Curva da Covid-19 se estabiliza em Pernambuco; número de mortes tem tendência de queda

por Carlos Britto // 01 de junho de 2020 às 10:01

Foto: Bernardo Portella/Fiocruz

Após duas semanas de quarentena mais rigorosa, a curva epidêmica da Covid-19 se estabilizou nas cinco cidades da Região Metropolitana do Recife atingidas pela medida. Segundo comunicado divulgado neste domingo (31) pelo Governo do Estado, a Capital e os municípios de Olinda, São Lourenço da Mata, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes apresentam desaceleração no número de casos e mortes.

Os dados se baseiam nos registros da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e em estudos do Instituto para Redução de Riscos e Desastres (IRRD), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, no Reino Unido. De acordo com a instituição europeia, a taxa de reprodução do Sars-Cov-2, o vírus que provoca a infecção da Covid-19, pela primeira vez desde março, ficou abaixo de 1 no Estado, o que indica que a transmissão da doença está controlada.

Além disso, segundo o documento, enquanto o número de casos mostra uma estabilização, a contagem de mortes provocadas pelo novo coronavírus apresentou quedas. Nas últimas três semanas, as ocorrências de óbito caíram em cerca de 50%. Já os registros de novos casos têm se mantido em torno dos 2.000 desde o início de abril. Com base nesses números, o Governo apresenta, na segunda-feira (1º), o plano de retomada gradual das atividades econômicas.

Curva da Covid-19 se estabiliza em Pernambuco; número de mortes tem tendência de queda

  1. Popo disse:

    Onde vc tem buscado essa informação rapaz… Petrolina está em crecimento a cada dia , E vc faz um comentário desse Carlos Brito!!! Rapaz toda Petrolina sabe que o Comércio tem que abrir msm pra quê venha melhorar a nossa econômica, Mas toda Petrolina sabe foi só o Governo Federal liberar o Dinheiro que os Gestores iriam abrir o Comércio, mas todo mundo sabe que o Comércio foi fechado não pra salvar vidas mas foi uma forma de chantagear o Governo Federal pra teceber o Dinheiro da União…. Espetamos que o Prefeito de Petrolina o Sr.Miguel Coelho venha usar esse recurso de R$33 Milhões com a Saúde do Petrolinense pra o tratamento exclusivo do Virus Chinês (COVID-19).

    Que venha pagar as contas em hospitais particulates onde na vdd tem UTIs pra salvar a vida de todos.

    Miguel Coelho faça valer a Saúde do Povo.

    1. Popo, o Cocô disse:

      Falou Popo o grande especialista com diversas especializações nas maiores e melhores Universidades do Mundo.

  2. PENSADOR disse:

    Isso é o esperado normalmente da pandemia, depois que certo número de pessoas são infectadas, ela começa a cair, pois os infectados adquiriram os anticorpos, como essa zorra vem desde o carnaval, a propósito, que não deveria ter acontecido, e se acontecido como foi, deveriam os governadores terem impedido a entrada de estrangeiros no Brasil, pois foi aí que começou a disseminação do vírus, é só ver quais as capitais mais afetadas pelo VÍRUS CHINÊS, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Fortaleza, que são as cidades que mais recebem visitantes nessa época. Depois do Carnaval o vírus se espalhou pelas outras cidades, pois quantos de Petrolina foram a Recife pular o carnaval? Então, segundo o próprio Presidente Bolsonaro, que não é médico, mas claro, ele recebe as informações de vários médicos do Ministério da Saúde, vem dizendo há muito que o cerca de 70% ou mais vão ser infectados, não tem jeito, uns pegarão o metrô, outros irão para os hospitais e se curarão, outros nem perceberão que pegaram o vírus, mas todos esses que não pegaram o metrô, adquiriram os anticorpos e aí o tal achatamento da curva é natural, a tendência é cair mesmo o número de infectados, mas não nos enganemos, o vírus permanecerá e só teremos uma solução com a vacina que deve ocorrer lá por meados de abril a junho de 2021. Como os hospitais agora já estão preparados para o enfrentamento da doença, os números de óbitos vão diminuir significativamente. Então, bola prá frente, eu tive a Gripe Asiática em 1959, e a cura na época era muito limão, a gripe H3N2 de 1968 a 1969, vinda de Hong Kong matou três milhões de pessoas no mundo, a H1N1 no primeiro dia da vacina estou lá, e na hora que sair a vacina prá esse virus chinês quero estar lá prá me vacinar. No momento o que se tem de fazer é preventivo, principalmente quem tem idade avançada, doenças crônicas é tomar as suas medicações, e para quem gosta de tomar uma cervejinha, que o faça, mas de forma moderada a não fragilizar o organismo, eu gosto de tomar, mas logo que foi divulgada a pandemia nunca mais tomei uma cervejinha, tô com uma sede danada, temos que estar fortes, com o organismo forte prá enfrentar o chinesinho.

    1. Covid em Queda disse:

      É alvissareiro quando vemos que existem pessoas sensatas que têm capacidade de fazer uma leitura lógica e isenta de paixões. Parabéns, Pensador pelo comentário!

  3. MARIA disse:

    Nen precisa ter estudo para saber que essa notícia se deve à reabertura do comércio, povo gado se preparem para uma catástrofe em todo estado e no país como um todo. Vão mentir sobre alta e baixa de vírus, uma verdadeira enxurrada de mentiras.
    Conselho : Vão às ruas se contaminarem, tá, sigam tudo o que o seu mestre ( Presidente, Governador, Prefeito) mandar.

    1. Vaquinha que Muge disse:

      Eu ia até comentar sobre você, Maria Comuna, mas seriam 02 pessoas falando merda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários