Curso sobre microcefalia capacitará profissionais de municípios do Sertão do São Francisco

0

capacitação microcefaliaProfissionais de saúde que atuam nos serviços de pré-natal de sete municípios do Sertão Pernambucano participam, a partir de hoje (18), de uma capacitação para qualificar o acolhimento às gestantes.

O curso dará ênfase, principalmente, à identificação precoce da microcefalia intraútero, assim como das possíveis complicações e os devidos encaminhamentos. Promovido pela 8ª Gerência Regional de Saúde (Geres), em Petrolina, as aulas acontecem no Hotel Grande Rio, sempre às 8h. “Esperamos que esses profissionais sejam capazes de detectar precocemente as gestantes com suspeita de microcefalia intrauterina e proporcionar os devidos esclarecimentos sobre as intervenções oportunas em todo o período gestacional, sejam elas preventivas ou terapêuticas“, explica a gerente da 8ª Regional de Saúde, Aline Jerônimo.

Com a finalidade de garantir o bom acompanhamento das gestantes, identificando precocemente as chances de apresentar evolução desfavorável, o curso pressupõe o cuidado de forma humanizada a partir do acolhimento e da avaliação de risco com os devidos encaminhamentos, quando necessário. Ao todo, o curso terá 32 horas de duração, dividido em quatro dias, seguindo as recomendações do Protocolo Clínico e Epidemiológico de Microcefalia do Estado.

A expectativa é que 28 profissionais dos municípios Afrânio, Dormentes, Petrolina, Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó (todos no Sertão do São Francisco) sejam capacitados. O curso é fruto da pactuação realizada na Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES) Estadual quanto às ações prioritárias a serem desenvolvidas pelas CIESs Regionais, através da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. (foto/divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome