Covid-19: Aneel propõe crédito a distribuidoras para compensar perdas

3

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (26) a abertura de consulta pública, pelo prazo de cinco dias, para debater os aspectos financeiros da chamada Conta-Covid, medida para socorrer o setor elétrico dos impactos da crise causada pela pandemia do novo coronavírus. A proposta autoriza a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) a realizar empréstimos para cobrir déficits ou antecipar receitas das distribuidoras de energia até dezembro de 2020.

A expectativa é que o montante de recursos alocados nos empréstimos fique em R$ 15,4 bilhões, podendo chegar a R$ 16,1 bilhões. A consulta ficará aberta da quarta-feira (27) até 1º de junho. A justificativa para a ajuda é que, em razão da pandemia do novo coronavírus, as distribuidoras vêm acumulando perdas relativas à redução no consumo de energia e também ao aumento da inadimplência.

Com os empréstimos previstos, além da antecipação de receitas às distribuidoras, será possível adiar o pagamento, pelos consumidores, de custos extras que encareceriam as contas de luz em 2020. Publicado na semana passada, o documento determinou que caberia à Aneel estabelecer os valores do empréstimo.

3 COMENTÁRIOS

  1. Isso é absurdo dos absurdos!!!
    Apenas parte do comércio não está funcionando, mas em compensação há grande acréscimo no consumo residencial e nunca tivemos participação nos lucros das concessionárias de energia, pq temos de pagar essas tais “perdas”????

  2. É brincadeira? Se aumentar o consumo paga-se mais, bandeira vermelha…Se diminuiu o consumo o governo socorre, para manter a margem de lucro. Enquanto isso o povo….

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome