Costureiras de Juazeiro produzem máscaras artesanais para serem doadas por toda Bahia

0
Foto: Sheila Feitosa/Ascom

Um projeto desenvolvido por costureiras associadas a Casa do Artesão de Juazeiro (BA), empreendimento vinculado ao Centro de Economia Solidária do Sertão do São Francisco (CESOL-SSF), estão produzindo máscaras de proteção contra o novo coronavírus (Covid-19). A iniciativa faz parte de um edital promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Secretaria de Planejamento (SEPLAN) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do estado.

O projeto tem como objetivo a produção de cerca de 500 mil máscaras artesanais, que serão destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo o estado, para a redução do contágio do novo coronavírus. Estão participando do edital 25 sócias da Casa do Artesão. De acordo com a gestora do local, Lúcia Rêgo, estão trabalhando na sede 9 artesãs e 16 estão realizando os serviços em casa, por serem consideradas grupos de risco.

“Tivemos conhecimento de que o Governo do Estado tinha aberto este edital. Nos habilitamos e fomos contemplados com ele. A observação é de que deveríamos contemplar mulheres de Juazeiro, em que pudéssemos levar essa geração de renda. Colocamos no rádio e conseguimos selecionar as costureiras”, explicou a gestora.

As costureiras participantes receberão uma remuneração em torno de um salário mínimo para a produção das máscaras e tem um prazo de 60 dias para a entrega dos materiais. As máquinas de costura e materiais de trabalho foram fornecidas pelo Governo do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome