Copom deve anunciar hoje oitava redução consecutiva da taxa básica de juros

por Carlos Britto // 11 de julho de 2012 às 14:31

O Comitê de Política Monetária (Copom) deve anunciar, na noite desta quarta-feira (11), o oitavo corte consecutivo da Selic – a taxa básica de juros, atualmente em 8,50% ao ano – como mais um incentivo para reaquecer a economia. Levantamento feito pelo AE Projeções – da Agência Estado – mostra que 79 das 81 instituições financeiras consultadas acreditam que a taxa cairá 0,50 ponto, para 8% ao ano. Duas casas apostam em um corte menor, de 0,25 ponto.

A Selic é a taxa de juros que remunera os títulos públicos federais e é referência para os investimentos em renda fixa. Além disso, afeta o custo do crédito para as empresas e os consumidores.

Mas o consenso sobre o corte de juros não prevalece em relação aos próximos passos. Como o Brasil tem reagido de forma lenta aos diversos incentivos lançados, algumas instituições financeiras já preveem que o ciclo de redução da Selic – que para a maioria deve acabar em agosto – pode ser esticado até outubro.

“O crescimento moderado no País, somado ao movimento de queda mais pronunciado que o esperado da inflação doméstica, deverá oferecer suporte para o BC dar continuidade ao ciclo”, diz o estrategista-chefe do Banco WestLB, Luciano Rostagno, que tem a mesma expectativa da maioria dos economistas.

Desde que o atual ciclo de redução começou em agosto do ano passado, a taxa caiu 4 pontos e, agora, está no menor patamar da história: 8,5%. (fonte: Estadão)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *