Coordenador regional do Chapéu de Palha fala ao Blog sobre lançamento do programa

por Carlos Britto // 28 de abril de 2009 às 17:12

O coordenador regional do Programa Chapéu de Palha, major Ivan Ramos, fez uma visita ao Blog. Ele nos falou sobre o lançamento do programa em sete municípios sertanejos – Petrolina, Cabrobó, Orocó, Petrolândia, Belém do São Francisco, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista.

No total, o Chapéu de Palha do sertão vai beneficiar 8 mil famílias que atuam na fruticultura irrigada na região. O governador Eduardo Campos, que chega ao Recife quinta-feira (30) após compromissos nos Estados Unidos, virá a Petrolina lançar oficialmente o programa, que inicialmente está previsto para o Centro de Cultura Dom Bosco ou a Concha Acústica (caso não chova) às 9 horas de sexta, 1º de Maio.

Segundo o major Ivan, o cadastramento dos beneficiados será feito do dia 03 a 07 de maio, simultaneamente nas sedes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais de cada município envolvido.

Ele explica que Ministério do Trabalho apontou um número de 12 mil agricultores com carteira de trabalho ou contrato temporário rescindido de novembro de 2008 até agora.

Mas esse total de 8 mil determinado pelo governo deve-se ao fato de que apenas um integrante de cada família vai poder receber o benefício, pois em muitos casos há integrantes de uma mesma família trabalhando na fruticultura.

“Caso haja necessidade, levaremos ao comitê gestor para que esse número seja reavaliado”, pontua o major.

Para se cadastrar ao programa, o representante de cada família terá de levar para a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais a carteira de identidade (original e cópia) e as cópias do CPF, PIS ou NIS e da carteira de trabalho ou contrato temporário rescindido de novembro de 2008 a maio desse ano.

O subsídio será de R$ 232, 50 para cada agricultor durante três meses – período da entressafra da produção de frutas na região. Mas além do dinheiro, as famílias terão várias atividades oferecidas pelo Chapéu de Palha, que vão desde o reforço escolar para os filhos dos agricultores, orientações educativas e informativas para as mulheres e capacitação profissional.

Coordenador regional do Chapéu de Palha fala ao Blog sobre lançamento do programa

  1. Bento Gonçalves disse:

    E o Governador? Vem ou nao vem?

  2. desempregados disse:

    Se o assistecioalismo ficar de fora do Programa será bem vindo. Segundo o coordenador o pragrama tem como objetivo capacitar os trabalhadores desempregados da fruticultura irrigada . Só não entendir uma coisa? Por que só será uma pessoa por familia os demais não merecem o benéficio , fica essa pergunda no ar se são 50mil desempregados por que o programa só vai beneficiar 8 mil

  3. SÓ OS ALIADOS disse:

    Fernando Bezerra e Eduardo Campos estão lançando esse programa pela proximidade da eleição do Sindicado. Quem será que eles vão apoiar Edilson ou Chicô que está a frente do Sindicato a 16 anos e fez muito pouco pela classe os trabalhadores não são bestas……………………………………………….Não era melhor colocar Odarcy como coordenador já que o esmo está desempregado pra quem foi prefeito de Petrolina poderia muito bom comandar esse grande programa assistencialista que iria dar bastante subsidio para sua campanha de dep.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *