Conteúdo do novo Enem será conhecido hoje

por Carlos Britto // 13 de maio de 2009 às 13:32

O conteúdo do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ser anunciado hoje, durante uma reunião com os reitores das universidades federais do país, em Brasília (DF).

A expectativa em Pernambuco é de que o cronograma de assuntos seja menor que o cobrado pelo vestibular tradicional da Comissão de Vestibular (Covest) nos últimos anos. Embora o número de questões do Enem seja maior que o da prova da 1ª fase das federais. Enquanto o novo teste terá 200 questões divididas em dois dias, no último “peneirão” foram cobradas apenas 80.

Sabe-se de antemão, no entanto, que neste primeiro ano não haverá perguntas sobre língua estrangeira. Elas só estarão presentes no exame de 2010. O contexto regional, tão usado nas provas da Covest, também deve ser deixado de lado, já que o Enem é unificado para todo o Brasil.
A UFPE adotará o Enem na 1ª fase, enquanto UFRPE e Univasf vão substituir de forma integral seus vestibulares pelo exame nacional. A UPE manterá o sistema tradicional, embora tenha anunciado que cobrará os conteúdos do Enem ainda este ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *