Em reunião com os professores de Juazeiro (BA), novos concursados da rede municipal de ensino, na última sexta-feira (21), a secretária de Educação, Maéve Melo, anunciou o resultado do parecer jurídico que garante a ampliação da jornada de trabalho dos educadores, de 20 para 40 horas. A conquista é resultado de uma luta antiga da categoria.
“Assim que assumimos a gestão da Secretaria de Educação (Seduc), ainda no mês de janeiro, nos reunimos com os professores, escutamos as suas demandas, escutamos também a APLB Sindicato e prometemos encaminhar a solicitação para avaliação da Procuradoria Jurídica do Município, que encontrou o caminho jurídico para garantir essa conquista“, frisou Maéve Melo.
A professora Maria de Lourdes da Silva ressalta que a luta valeu a pena. “Sou servidora da rede Municipal de Ensino de Juazeiro desde 2021, e desde então, eu tento ampliar o meu regime de carga horária. Esse pedido sempre foi negado, mas nós não paramos de lutar, pois sabemos que é um direito nosso. Agora, em 2025, nós conseguimos uma reunião com o novo governo, e eu expresso a minha gratidão, porque fomos bem recebidos, fomos acolhidos e eu, particularmente, me senti importante, me senti fazendo parte da rede“, avalia.
Membro da comissão que representa os novos concursados, a professora Emile Suene Dias Brandão também ressaltou a sua satisfação com a conquista. “Há quase três anos, estamos solicitando a ampliação de carga horária, que é direito nosso, e sempre tivemos negativas. Mas desde janeiro tudo mudou, fomos acolhidos e nos sentimos parte da rede. Estamos muito felizes com essa conquista“, pontua.