Comunitário juazeirense ressalta importância da coleta seletiva

por Carlos Britto // 30 de junho de 2014 às 09:00

Coleta seletiva lixoNeste artigo enviado ao Blog, o comunitário juazeirense David Lima enfatiza a importância da coleta seletiva para os municípios brasileiros.

Confiram:

Coleta seletiva, reciclando a vida

Imperiosa é a necessidade da humanidade na preservação do meio ambiente. Os recursos naturais podem e devem ser renovados para o bem estar da presente e futuras gerações com qualidade de vida.

As nações desenvolvidas já se aperceberam dessa realidade e quando não cumprem sua parte, paga em vale carbono e outros incentivos para que outros países realizem programas de preservação ambiental.

No Brasil a legislação moderna prevê a extinção dos lixões até 2014. A lógica reversa enfatiza claramente os benefícios advindos das boas práticas na indústria, no agronegócio.

Aliás, em todas as atividades humanas, no meu modesto entender, a coleta seletiva mais perfeita é aquela feita na família, na própria casa, por todos os membros, crianças e adultos, separando plásticos, papelão, papel, vidro, plástico duro, plástico mole, e entre outros recicláveis como garrafas pet, etc, como gerar renda.

Aí é que entram as entidades sociais, a exemplo das associações de moradores poderem adquirir os produtos e revenderem para os grandes centros do país. Coleta seletiva doméstica, duplamente eficiente e acima de tudo didática, começa na base da família e estende-se para a escola, criando consciência ecológica para o bem geral das gerações.

David Lima/Comunitário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários