Comunidade do Rodeadouro prepara-se para tradicional Festa de São José

por Carlos Britto // 06 de março de 2025 às 21:00

Foto: Ascom PMJ/Seculte arquivo

No próximo dia 19 de março, a Ilha do Rodeadouro, em Juazeiro (BA), celebrará a Festa de São José, padroeiro local, em um encontro de fé, cultura e consciência ambiental. Realizada com apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), a programação inclui alvorada, procissão fluvial e o tradicional ‘Samba de Véio do Rodeadouro’. A festividade encerra o rito do novenário dedicado ao santo.

A programação do festejo começa ainda um dia antes. Na segunda (18), a partir das 8h, será realizado um mutirão de limpeza e conscientização sobre a preservação ambiental, com participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), moradores da comunidade e ambientalistas.

Já na terça-feira (19), o roteiro tem início às 5h30, com uma caminhada ao alvorecer pelas ruas do Rodeadouro em direção ao porto da ilha. De lá, às 6h30, os devotos vão embarcar para a procissão fluvial, um cortejo em embarcações que acompanharão a imagem do santo, navegando pelas águas do rio.

A procissão segue até a Orla de Juazeiro e, às 8h, retorna à comunidade do Rodeadouro, encerrando essa etapa da celebração. No mesmo horário, embarcações também partirão do bairro Angari, na cidade, com destino à ilha. De volta à comunidade, os navegantes serão recepcionados com um café da manhã comunitário e uma apresentação cultural do Samba de Véio do Rodeadouro. À tarde, o evento conta com procissão terrestre, missa e show musical com o cantor Nilton Freitas.

História

A festa é centenária. Embora não haja registros exatos sobre a data de sua origem, sabe-se que o culto ao santo é histórico e muito significativo, ligado às características da comunidade. É o que destaca o padre Marcos da Silva, responsável pela Paróquia de São José, organizadora do festejo. “O povo sempre cultuou São José. Sendo uma comunidade à beira do rio e quilombola, acredito que, muitas vezes, devem ter recorrido ao santo, protetor dos plantios e intercessor dos operários, nas cheias e baixas do rio, para ter safra em abundância“, reflete.

Reconhecendo a importância cultural, religiosa e até turística da festividade, a Seculte assumiu o papel de apoiadora do evento. “Há muitos anos, a festa de São José não recebe apoio e tem passado despercebida pelo restante da cidade“, destaca o secretário Targino Gondim. Ele reforça que o objetivo é voltar os olhares externos para essa celebração histórica. “Estamos caminhando de mãos dadas com a comunidade do Rodeadouro para fortalecer essa celebração religiosa dedicada ao São José, o que é muito significativo para o povo nordestino e os moradores da região“, afirma.

Programação

A programação completa é a seguinte:

18 de março (segunda-feira)

8h – Mutirão de limpeza e conscientização ambiental, com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), moradores da comunidade e ambientalistas.

19 de março (terça-feira)

5h30 – Caminhada ao alvorecer pelas ruas do Rodeadouro em direção ao porto da ilha;

6h30 – Procissão Fluvial: saída do cortejo em embarcações que acompanharão a imagem de São José pelas águas do rio, com destino à Orla de Juazeiro;

8h00 – Retorno da procissão fluvial à comunidade do Rodeadouro, com embarcações saindo também do bairro Angari (Juazeiro) em direção à ilha;

10h30 – Recepção na comunidade com café da manhã comunitário e apresentação cultural do tradicional Samba de Véio do Rodeadouro;

14h – Momento de descanso;

17h – Procissão terrestre;

18h – Missa de encerramento do novenário;

22h – Leilão e show musical com o cantor Nilton Freitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários