Comunidade do José e Maria receberá 1º Circuito de Dança na Periferia

por Carlos Britto // 16 de novembro de 2018 às 21:00

Foto: Fernando Pereira/divulgação

A comunidade do Bairro José e Maria, zona norte de Petrolina, e as do seu entorno receberão entre os meses de novembro e dezembro as atividades do 1º Circuito de Dança na Periferia. Esse é o segundo ciclo do projeto, que busca descentralizar ações artísticas na cidade. O evento vai acontecer na Associação das Mulheres Rendeiras. As primeiras atividades serão oficinas de dança, que já estão com inscrições abertas.

São três oficinas oferecidas gratuitamente, permitindo experiências em dança popular, contemporânea e experimental. Cada uma disponibiliza 20 vagas, totalizando 60 atendidos durante dois meses de encontros. “Elas têm como principal objetivo despertar nos jovens das comunidades onde acontece o projeto o interesse pelas diversas modalidades da dança, onde a mesma possa contribuir no desenvolvimento de habilidades motoras e coordenativas, além de criticidade“, explica o coordenador do circuito Marcos Aurélio.

As oficinas são abertas à comunidade em geral, mas especialmente aos estudantes. Para participar é preciso ter entre 15 e 29 anos. As inscrições podem ser feitas na própria associação, durante o dia. As instrutoras são profissionais da dança na cidade: as bailarinas Beatriz Souza, Carol Andrade e Fernanda Luz. No dia 15 de dezembro, uma mostra pedagógica com apresentação de coreografias encerrará as atividades.

Além destas ações de iniciação à formação em dança, o circuito também os espetáculo ‘Sentimentos Gis’, com Cleybson Lima, e ‘Chão’, com a Cia Balançarte, sempre às 19h, na sede da Associação das Mulheres Rendeiras. A entrada para os espetáculos também é gratuita. Após a apresentação, haverá uma conversa aberta entre artistas e o público.

Ciclos

Nos ciclos de atividades seguintes, o circuito deve chegar aos bairros Rio Corrente (no Cine-teatro CEU das Águas) e João de Deus (no Centro Paroquial). A primeira comunidade a sediar o projeto foi o Fernando Idalino. O 1º Circuito de Dança na Periferia é uma realização da Cia Balançarte, aprovado no Edital Funcultura Geral 2017. Grupos parceiros também se apresentam – Cia de Dança do Sesc Petrolina, Confraria 27, Coletivo Trippé, Cleybson Lima Produções, Coletivo Incomum e H2Om Crew.

A programação no José e Maria é a seguinte:

Até 13/12 – Oficinas de Dança popular, Contemporânea e Experimental;

18/11 (19h) – Espetáculo ‘Sentimentos Gis’, com Cleybson Lima;

19/11 (19h) – Espetáculo ‘Chão’ com a Cia Balançarte.

15/12 (19h) – Mostra Pedagógica das Oficinas.

As informações são da assessoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários