Computador vai auxiliar trabalho de pesquisadoras no monitoramento de gestantes no HDM/Imip

por Carlos Britto // 16 de janeiro de 2012 às 15:35

Uma coleta da pesquisa para conclusão de mestrado das professoras Luciana Paulo Fernandes Dutra (enfermeira) e Rosângela Meira Sisneiros (médica) ganhou um reforço importante. Ambas são mestrandas do MINTER – curso de pós-graduação realizado pela Univasf em parceira com o Imip. Previsto para ser concluído em abril de 2012, o trabalho consiste no acompanhamento de 98 gestantes desde o final do 1º trimestre até o pós-parto, no Hospital Dom Malan (HDM)/Imip.

As pacientes são submetidas a exames de ultrassonografia e exames laboratoriais, com o objetivo de medir a gordura visceral acumulada na gestação, correlacionando-a com o peso fetal e o peso do bebê ao nascer. De acordo com as pesquisadoras, é possível haver associação do nível da referida gordura com doenças futuras que a criança possa desenvolver, como o diabetes. A pesquisa tem como orientador o Dr. João Guilherme Bezerra Alves e como co-orientador o Dr. Marcelo Marques.

“Este estudo é de extrema importância pois, o conhecimento prévio de possíveis riscos para doenças futuras ajudará a planejar previamente tratamentos específicos para o bebê durante seu crescimento e desenvolvimento” destaca Luciana. E onde entra o reforço? Justamente nesse ponto. A pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), que viabilizou recursos necessários para contemplar com um computador o centro acadêmico do Hospital Dom Malan-IMIP. O equipamento será utilizado para estimular pesquisas científicas na unidade. Boa iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *