Comitê vai realizar audiências públicas para discutir possíveis cheias na Bacia do São Francisco

por Carlos Britto // 29 de julho de 2018 às 12:22

Foto: Blog do Carlos Britto/arquivo

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, anunciou a disponibilidade do colegiado em realizar as audiências públicas para discutir os impactos provocados por possíveis cheias no São Francisco.

Miranda expôs a preocupação do Comitê com a ocupação desordenada do solo às margens do Velho Chico, devido à baixa vazão do manancial. Ele explicou que as duas frentes de trabalho – segurança de barragens e o impacto das enchentes nas áreas de inundação – estão em discussão no âmbito da Câmara Técnica de Planos Programas e Projetos (CTPPP) do Comitê.

Conforme afirma Miranda, a baixa vazão impede que as pessoas vejam a possibilidade de cheia como uma ameaça possível. “Como as pessoas não conseguem enxergar a possibilidade de cheias no São Francisco, devido ao período de longa estiagem, começa a haver a ocupação do solo e falta às Prefeituras esse trabalho de orientação”, explicou Anivaldo Miranda. Como exemplo para justificar sua preocupação, o presidente do CBHSF citou os momentos pontuais, quando ocorre aumento de defluência e são registrados problemas.

Segundo ele, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) alertou que vazões acima de 4 mil m³/s já causariam problemas e a preocupação do Comitê é de se antecipar aos cenários, mesmo com os quadros desfavoráveis. Miranda aproveitou a oportunidade para convidar o corpo técnico da ANA a se somar à iniciativa, o que foi bem recebido pelo superintendente da agência federal, Joaquim Gondim. As informações são da assessoria.

Comitê vai realizar audiências públicas para discutir possíveis cheias na Bacia do São Francisco

  1. Joaseiro disse:

    E quando o comitê vai mudar a sua sede? Pois todos sabemos que Maceió não faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco!!!! Um absurdo!!!!!

  2. Marcos disse:

    O Rio São Francisco, é um presente de Deus,mas o ser humano,está destruindo essa maravilha,seria necessário,que impedimos o furto de água,tal como os pescadores que se dizem profissionais,que os mesmos deixam de passar arrastão,tarrafas, redes espinheira anzóis de galhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários