Comissão de vereadores da Casa Plínio Amorim vai propor ao MPPE terceirização do matadouro

por Carlos Britto // 29 de janeiro de 2014 às 06:45

vereadores matadouroUma comissão formada pelos vereadores Ronaldo Cancão (PSL), Betão (PSL), Zenildo do Alto do Cocar (PSB) e Manoel da Acosap (PHS) deve entregar nesta quarta-feira (29) à representante do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), promotora Ana Cláudia Sena, o relatório da visita que os quatro fizeram, no dia 22 deste mês, ao Agreste.

Os vereadores viram de perto o funcionamento dos matadouros de Caruaru e Garanhuns, e voltaram da viagem convencidos de que o equipamento público em Petrolina, que foi fechado provisoriamente pela prefeitura, tem condições de funcionar de forma parecida.

Segundo Cancão, os matadouros das duas cidades agrestinas já funcionam há mais de 30 anos. Em Caruaru, por exemplo, o equipamento é municipalizado e a prefeitura garante toda a logística e um quadro de 140 funcionários – sendo 40 do município e 100 contratados. Ainda assim consegue abater mais bovinos que Petrolina (2,8 mil animais por mês, a um custo cada um de R$ 60, ante os 1,3 mil bovinos abatidos em Petrolina, a R$ 45 cada).

Mas um detalhe que chamou atenção dos vereadores foi o fato de que em Garanhuns o matadouro local ter sido terceirizado. Essa será uma das propostas que a comissão pretende apresentar à promotora nesta quarta. “Em Garanhuns a empresa está fazendo melhorias no esgotamento sanitário do matadouro e investindo na caldeira para receber o abate de suínos e caprinos. E esta mesma empresa já administra quatro matadouros em Pernambuco”, explicou Cancão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários