A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foi instalada nesta segunda (24), para o biênio 2025-26. No entanto, não houve a votação para escolha do presidente e vice. De acordo com o Regimento Interno da Casa, para que essa decisão ocorra em primeira convocação é necessária a presença de todos os integrantes titulares do colegiado. Em segunda convocação, essa obrigatoriedade é dispensada.
João Paulo Costa (PCdoB), que ocupou a presidência do colegiado durante os últimos dois anos, convocou uma nova votação para amanhã (25) e indicou sua candidatura para permanecer no cargo.
“A gente desenvolveu um trabalho, fizemos audiência públicas e várias discussões para defender os direitos dos consumidores e para ouvir aqueles que geram emprego e empreendem no nosso Estado. Eu queria a confiança dos deputados que estão presentes hoje e amanhã na eleição, para que eu possa continuar como presidente desta comissão”, pontuou.
Próximas reuniões
O Diário Oficial do Poder Legislativo publicou, no sábado (22), atos e editais assinados pelo 1º vice-presidente da Alepe, Rodrigo Farias (PSB) – então no exercício na Presidência da Casa –, convocando reuniões para instalação e eleição de presidentes e vice-presidentes de comissões permanentes.
Além da Comissão de Defesa do Consumidor, que definirá às 9h a escolha de seus presidente e vice, estão previstas reuniões, com a mesma finalidade, dos colegiados de Agricultura (às 9h15), Ciência e Tecnologia (9h30) e Redação Final (9h45). Todas as reuniões ocorrerão no Plenarinho II do Edifício Miguel Arraes de Alencar. Desde o último dia 13 de fevereiro, quando houve as primeiras convocações, 13 das 18 comissões permanentes já definiram o comando para o biênio 2025-2026.