Com seca, agricultores voltaram a usar bombas e tubulações para pegar água no Norte da Bahia

1

encanações sobradinho captação de água

Por conta da seca, agricultores do norte da Bahia voltaram a usar bombas e tubulações para captar água e, assim, irrigar as plantações. Com a estiagem, o principal reservatório de água da Bahia, Sobradinho, que é abastecido pelo Rio São Francisco, está com baixo nível – 15,1%, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Segundo o diretor da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique de Araújo, se até o final do ano a quantidade de chuva não for suficiente, a companhia poderá diminuir ainda mais a vazão do lago do Sobradinho, que normalmente é de 1.300 metros cúbicos por segundo (m³/s) e atualmente está em 830 m³/s.

Os estudos estão sendo feitos de uma nova redução, saindo de um patamar 800 m³/s para 700. Sempre com o objetivo de guardar o máximo de água do reservatório. Evidentemente, essa redução impacta em todos os usuários, no setor elétrico, abastecimento, irrigação e em outros“, explicou Araújo.

Vale frisar que, em 2015, os agricultores também sofreram com a estiagem prolongada. O Lago do Sobradinho chegou a menos de 2% da capacidade. No começo de 2016, época do período chuvoso na bacia do Rio São Francisco, o reservatório se recuperou e teve cerca de 30% do volume total. Contudo, desde abril deste ano não chove e o volume de água da represa está diminuindo. (foto: TV São Francisco/foto reprodução)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome