Com nível do Rio São Francisco elevado, barquinhas já atracam com mais facilidade às margens de Petrolina

6
Foto: Duda Oliveira/Blog do Carlos Britto

O atual cenário do Rio São Francisco vem mudando para melhor a rotina das barquinhas que fazem a travessia entre Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

Do lado da cidade pernambucana, as embarcações já atracam mais facilmente às margens do rio. Há pouco tempo, diante da grave crise hídrica que atravessou a região, as coisas eram bem diferentes.

Segundo boletim divulgado pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), o aumento no nível do Rio São Francisco já era previsível, diante da melhoria na capacidade da Barragem de Sobradinho (BA). Para este final de semana, a previsão é de que o volume útil da barragem passe dos 37%. A defluência (liberação de água) praticada atualmente é de 950 metros cúbicos por segundo (m³/s), o que colaborou para essa vazão maior do rio. Anteriormente o volume liberado era de 730 m³/s.

6 COMENTÁRIOS

  1. E ,o fato de o nivel do rio esta bom ,cheio por causa das chuvas ,a maioria das q cai em minas .Mas naõ podemos esquecer de cobrar e muito da Reviralizaçaõ completa prometida ,recuperar as nascentes dos afluentes ,as matas ciliares ,que parece q no Brasil e coisa ,bicho de 7 cabeca ,matematica dificil.E NAÕ se esqueca o que o Bispo de Barra protestou ha uns anos atrás : Falou q essas cheias na epoca de chuvas ,e enchorrada ,e que depois o nivel do rio abaixa ,e no tempo de secas um pouco mais longa ,o nivel vem ficando muito critico .uma grande verdade .e se recuperar nascentes dos afluentes ,matas ciliares ,na epoca de seca o nivel naõ abaixa tanto .e lei forte ,e colocar pesado nesse destruidores ,fazendeiros ,ribeirinhos q destroiram ao longo das decadas ,e refolrestar as matas ciliares ,e isolar ,cercar p naõ entar animais .e os orgaõs responsaveis devariam colocar as prefeituras onde o rio passa ,p fiscalizarem as beiras dos rios ,p ver se estaõ sendo exeultados os servicos de maneira correta .

  2. Que maravilha por isso não podemos permitir a privatização da Chesf, Chesf privatizada o rio Também será vamos nos unir pra isso não acontecer.se privatizar a Chesf vai privatizar o rio são Francisco também, um patrimônio do povo nordestino…

  3. É o velho Chico encheu,mas não se esqueçam que o BENJAMIM GUIMARÃES que é patrimônio histórico tombado pelo iphan está todo deteriorado assim como o cais de onde ele fazia suas viagens.

  4. Parabéns,continui este trabalho importante,divulgando,informando e comentado sobre esta cidade e região que mais se desenvolve no cenário econômico e social de nosso PERNAMBUCO!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome