Com muito forró, rede municipal de Juazeiro entra em recesso escolar

por Carlos Britto // 23 de junho de 2022 às 08:39

Foto: Pedro Angelo/Ascom PMJ Seduc

Em clima junino, regado a muito forró e comidas típicas, as escolas da rede municipal de Juazeiro (BA) na sede e zona rural encerraram ontem (22) as atividades pedagógicas do primeiro semestre letivo, dando início ao recesso escolar. Gestores, professores, estudantes e seus familiares participaram da programação, que ainda contou com sorteios de balaios juninos, concurso do Rei e Rainha do Milho, apresentações de dança e quadrilha junina.

As atividades tiveram como foco a valorização da festa tradicional nordestina, o São João. Na Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Duarte, localizada no bairro Jardim Universitário, a realização de um arraiá trouxe de volta as confraternizações juninas, interrompidas por dois anos consecutivos em função do isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19.

Na Escola Municipal de Educação Infantil Nailde Costa, localizada no bairro Novo Encontro, os alunos também entraram no clima e vestiram os trajes caipiras, usando muito xadrez, estampas florais coloridas, chapéu de palha e chinelo de couro. Na oportunidade foram trabalhados aspectos lúdicos, habilidades relacionadas às manifestações culturais e interação entre os alunos e suas famílias, com pais participando ativamente das atividades pedagógicas dos seus filhos através da música, dança e elementos tradicionais do São João nordestino.

Animação na TV

As comemorações dos festejos juninos seguirão acontecendo na TV Escola Juazeiro. O programa ‘Trocando Ideias – Forrozeando’ trará o som da sanfona, animando a programação da Colônia de Férias, reunindo tradição, alegria e muita diversão, embalada pelos músicos, João Sereno e Ivan Greg, nesta quinta-feira (23), e Raimundinho do Acordeon, encerrando a semana na sexta (24). A edição junina da ‘Colônia de Férias’ é uma programação voltada para alunos da rede municipal de ensino de Juazeiro e à comunidade em geral, pensada pela Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). A TV Escola Juazeiro pode ser sintonizada através do canal 7.2 da TV aberta.

Retorno

De acordo com a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a volta às aulas no segundo semestre letivo está marcada para o dia 11 de julho, conforme o calendário da rede municipal de ensino.

Com muito forró, rede municipal de Juazeiro entra em recesso escolar

  1. Absurdo disse:

    O setor parece que só é feito de gestores e professores, pois estão esquecendo dos Auxiliares de AEE que por sua vez não terão direito ao recesso. Isso é um absurdo pois trabalhamos igualmente exercendo além de nossa função nas escolas, o que configura desvio de função causando revolta e insatisfação nesses profissionais.

  2. Denuncia disse:

    É um absurdo privar os auxiliares de classe e auxiliares de AEE do descanso durante o recesso junino. Um desrespeito com a nossa categoria. Somos humanos, trabalhamos o ano inteiro auxiliando as turmas, crianças e professores, e agora que podemos ter um mínimo de descanso somos colocados a disposição das escolas para desvio de função. Toda e qualquer formação profissional é feita durante o ano letivo, e agora estão tentando criar uma formação para justificar a retirada do nosso recesso, ou seja: é um absurdo.

  3. Indignada disse:

    É incrível o tamanho do desrespeito e da hipocrísia que estão fazendo com as auxiliares de sala e de AEE, que trabalham arduamente junto com os professores, porém no momento de recesso esta categoria está sendo excluída, invisibilizada e desvalorizada. Tanto se falam da necessidade uma educação inclusão, porém na primeira oportunidade de desvalorizar estes profissionais isso tem sido feito de forma escrachada. Além de terem que estar na creche, muitas estão indo apenas para olhar para as paredes ou exercendo funções que não diz respeito ao seu cargo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.