Com muito forró, rede municipal de Juazeiro entra em recesso escolar

por Carlos Britto // 23 de junho de 2022 às 08:39

Foto: Pedro Angelo/Ascom PMJ Seduc

Em clima junino, regado a muito forró e comidas típicas, as escolas da rede municipal de Juazeiro (BA) na sede e zona rural encerraram ontem (22) as atividades pedagógicas do primeiro semestre letivo, dando início ao recesso escolar. Gestores, professores, estudantes e seus familiares participaram da programação, que ainda contou com sorteios de balaios juninos, concurso do Rei e Rainha do Milho, apresentações de dança e quadrilha junina.

As atividades tiveram como foco a valorização da festa tradicional nordestina, o São João. Na Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Duarte, localizada no bairro Jardim Universitário, a realização de um arraiá trouxe de volta as confraternizações juninas, interrompidas por dois anos consecutivos em função do isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19.

Na Escola Municipal de Educação Infantil Nailde Costa, localizada no bairro Novo Encontro, os alunos também entraram no clima e vestiram os trajes caipiras, usando muito xadrez, estampas florais coloridas, chapéu de palha e chinelo de couro. Na oportunidade foram trabalhados aspectos lúdicos, habilidades relacionadas às manifestações culturais e interação entre os alunos e suas famílias, com pais participando ativamente das atividades pedagógicas dos seus filhos através da música, dança e elementos tradicionais do São João nordestino.

Animação na TV

As comemorações dos festejos juninos seguirão acontecendo na TV Escola Juazeiro. O programa ‘Trocando Ideias – Forrozeando’ trará o som da sanfona, animando a programação da Colônia de Férias, reunindo tradição, alegria e muita diversão, embalada pelos músicos, João Sereno e Ivan Greg, nesta quinta-feira (23), e Raimundinho do Acordeon, encerrando a semana na sexta (24). A edição junina da ‘Colônia de Férias’ é uma programação voltada para alunos da rede municipal de ensino de Juazeiro e à comunidade em geral, pensada pela Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). A TV Escola Juazeiro pode ser sintonizada através do canal 7.2 da TV aberta.

Retorno

De acordo com a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a volta às aulas no segundo semestre letivo está marcada para o dia 11 de julho, conforme o calendário da rede municipal de ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.