Com apoio da Polícia Militar, SAAE Juazeiro desativa ligação clandestina no distrito de Maniçoba

0

Equipes da Divisão de Interior do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE)  de Juazeiro (BA) identificaram nesta quinta-feira (30) uma ligação irregular que estava abastecendo, com água tratada, sete chácaras no loteamento Umburanas, no distrito de Maniçoba, zona rural do município. Com o apoio de uma guarnição da 74ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), lotada em Maniçoba, servidores do SAAE realizaram o corte da ligação e retiraram parte da tubulação.

Os proprietários das terras, que não foram localizados, furaram a rede de 100 milímetros que distribui água para a comunidade de Boqueirão e adjacências e colocaram 1.300 metros de mangueira para levar o líquido até as propriedades.

“Só descobrimos o local porque ficou vazando e a água minando o solo. Quando abrimos para retirar o vazamento constatamos a ligação que atravessava a pista por dentro de um bueiro e seguia pela caatinga até o loteamento. Solicitamos o apoio da PM para que fosse feito o devido registro e maior segurança dos nossos colegas”, disse Marcelo Souza Mota, supervisor de área do SAAE. 

O chamado ‘gato’, além de determinar imediatamente a suspensão do fornecimento e a aplicação de multa, gera também o registro em boletim de ocorrência policial e a abertura de processo crime por furto de água. “Água é considerada um patrimônio público e eventual artifício usado para alterar o consumo nos hidrômetros poderá ser considerado furto qualificado pelo emprego de fraude (artigo 155, § 4º, II, do Código Penal Brasileiro). O SAAE vai continuar intensificando o trabalho de combate a essa prática e conscientizando as pessoas para os prejuízos provocados pelas ligações clandestinas”, frisou o órgão municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome