Com abertura de Policlínica Estadual em Juazeiro, unidade municipal será fechada e atendimentos transferidos

1
Policlínica Municipal de Juazeiro. (Foto: Divulgação)

A Policlínica Municipal de Juazeiro (BA) será fechada. A previsão de encerramento das atividades na unidade de saúde está prevista ainda para este primeiro sementes, quando deverá ser inaugurada a Policlínica Estadual, em construção no bairro Jardim Flórida. A informação foi confirmada a este Blog pela assessoria da Prefeitura.

Atualmente a Policlínica Municipal conta com 29 especialidades médicas, atendendo a Juazeiro e mais 10 cidades da região. Com a inauguração da Policlínica Estadual, todos os atendimentos que são realizados atualmente pelo município serão transferidos para a nova unidade de saúde.

Para debater o assunto e explicar a mudança, a secretária municipal de Saúde, Fabíola Ribeiro, se reuniu ontem (15) com profissionais da rede municipal.  A reunião também teve o objetivo de alinhar o fluxo de atendimento, prazo de acompanhamento e até mesmo para os profissionais já orientarem seus pacientes para a mudança ainda neste primeiro semestre.

Através do consórcio em saúde, a Policlínica Estadual irá atender Juazeiro e as 10 cidades da pactuação. Segundo a secretária Fabíola Ribeiro, a abertura da Policlínica Estadual será um marco para a saúde da região. “Os nossos pacientes serão todos direcionados para a nova unidade estadual. Estamos hoje traçando além dessas informações o reordenamento dos atendimentos especializados em nosso município. Todo o nosso desdobramento é para que essa abertura seja da maneira mais simples e os profissionais que estão atendendo hoje na policlínica municipal, serão reinseridos na rede de saúde de Juazeiro”, pontuou.

Construção da Policlínica Estadual em Juazeiro. (Foto: Arquivo Divulgação)

Policlínica Estadual

Orçada em R$ 22 milhões, montante que é dividido entre a administração estadual (40%) e os municípios que integram o Consórcio Regional de Saúde (60%), o equipamento está sendo construído em uma área predial de aproximadamente 3 mil metros quadrados (m²), que está sendo beneficiada com serviços de urbanização, estacionamento, acessibilidade, arborização, redes de interligação de água, esgoto, drenagem e energia elétrica.

As policlínicas regionais têm como finalidade realizar o atendimento mediante agendamento pela Secretaria de Saúde local. Não atendem urgências e emergências ou outros tipos de demandas espontâneas. Após uma consulta no posto de saúde e o médico identificando a necessidade de uma consulta com especialista, a Secretaria faz o agendamento na Policlínica e então é realizado todo o acompanhamento do paciente. A Região de Saúde de Juazeiro é formada por 10 municípios, e todos aderiram ao Consórcio Público para implantação da policlínica, que atenderá uma população de 544 mil habitantes.

1 COMENTÁRIO

  1. Olá .
    Desta maneira nada melhora pois se assim fosse não precisaria a policlinica.
    Se quiseram melhorar realmente o atendimento manteria a atual .
    Junto com a estadual soma-se melhoria .
    Com a palavra a quem de direito , ja que nós não somos ouvidos .
    Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome