Coluna do Blog

por Carlos Britto // 18 de maio de 2020 às 07:05

Foto: Ilustrativa/Silvio Ávila/AFP

Números que crescem e providências contra o Covid-19

Os duros números do Covid-19 em Pernambuco têm exigido medidas duras  e Pernambuco atingiu o maior índice de isolamento social do Brasil no último sábado (16), primeiro dia da quarentena decretada nos municípios do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e Camaragibe. Em média, 53,8% da população do Estado permaneceu em casa no sábado.

Segundo georreferenciamento realizado nas primeiras 24 horas de vigência do decreto de intensificação do isolamento social, nas cinco cidades submetidas a regras mais rígidas de controle de circulação, o índice médio de isolamento atingiu 60%, um percentual bem superior aos 48% registrados no sábado anterior (9).

O levantamento revelou que o isolamento em Pernambuco ficou acima do Ceará (52,7%), Amapá (52,7%) e Pará (51%), quatro únicos Estados brasileiros a superar os 50% de distanciamento social. Entre as cidades, o maior destaque ficou com o Recife, que atingiu 62,1% de isolamento no índice levantado pela InLoco. Foi o maior percentual entre as capitais brasileiras. Olinda registrou 61%, Camaragibe 59% e Jaboatão e São Lourenço da Mata atingiram 58% no total de pessoas em casa neste sábado.

Petrolina se esforça para manter o isolamento em níveis razoáveis, mas não está fácil. O aumento do desemprego, com mais de 3,2 mil demitidos – segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) –  deixam a cidade preocupada. Esse número é bem maior, já que a grande maioria das lojas não está inscrita na CDL.

O prefeito Miguel Coelho vem sofrendo duras pressões para flexibilizar os decretos e abrir o comércio, para que a economia volte a girar e os empregos possam ser preservados. O chefe do Executivo Municipal avalia com calma, mas ainda não acenou para essa possibilidade

Cabines de desinfecção

O vereador Allan Jones disse ao radialista Geraldo José que protocolou na Câmara de Juazeiro um projeto de lei de sua autoria que obriga o poder público municipal a instalar cabines de desinfecção, na entrada e saída dos hospitais públicos de referência na cidade. A finalidade é evitar a disseminação do novo coronavírus nessa fase epidemiológica de transmissão comunitária.

Exército contra o Covid

Um grupo de 30 militares do Exército Brasileiro, cedidos pelo 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BIMtz) de Petrolina, vai trabalhar a partir de hoje para reforçar o serviço de desinfecção das áreas públicas, que vem sendo realizado desde o início na pandemia. Os soldados já estão trabalhando e hoje vão ajudar na desinfecção das Unidades Básicas de Saúde da cidade.

Novo hospital

O prefeito de Sobradinho (BA), Luiz Vicente Berti, por meio de uma transmissão virtual, entregou a segunda etapa do Hospital Municipal Maria Auxiliadora Torres à comunidade. Foram entregues um centro cirúrgico, centro de parto normal, sala de parto humanizado, enfermarias clínicas e cirúrgicas e ainda o setor de isolamento da unidade hospitalar. Todos os ambientes são climatizados. Os equipamentos do centro cirúrgico estão em processo de montagem.

E o Legislativo?

O vereador oposicionista Professor Gilmar Santos (PT) foi bem claro com o presidente da Câmara Municipal de Petrolina, vereador Osório Siqueira (MDB), na sessão extraordinária virtual na última sexta (15). Gilmar quer também projetos do Legislativo entrando na pauta, e não somente do Executivo. Ele é um dos que reivindicam a realização das sessões semanais na Casa, por videoconferência.

Triste estatística

Desde o último sábado (15) as cidades e Cabrobó (PE) e Orocó (PE), Sertão do São Francisco, entraram na lista das cidades pernambucanas com registros de morte por Covid-19. As populações das duas cidades ligaram o alerta.

Balanço do ‘drive thru’

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Petrolina conseguiu imunizar 3.153 pessoas do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe (gestantes e professores) no último sábado (16), por meio do sistema drive thru. Essa foi a terceira e última etapa da ação, que foi montada pela prefeitura em dois pontos da cidade: um na Avenida da Integração e outro no bairro Vila Eulália.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários