Coluna do Blog

1
Foto: Jonas Santos/PMP divulgação

Operação Impacto Integrado Covid-19 segue com força em Petrolina

Toda a cidade comentava: Petrolina tinha afrouxado nas recomendações do isolamento social. Diante disso, as forças de segurança pública da cidade se uniram para fazer cumprir os decretos emergenciais que estabelecem medidas de prevenção ao coronavírus.

A Operação ‘Impacto Integrado Covid-19′ começou nesta segunda-feira (11) e, “apesar do que se disse por aí, não estava lá para prender ninguém”, comentou o secretário Giovanni Costa. A ronda passou pelos bairros José e Maria, João de Deus e Dom Avelar. A ação atende a uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), acatada pela prefeitura. O ato tem cunho educativo, mas, se necessário, a fiscalização será rigorosa.

Os agentes na rua encontraram em funcionamento estabelecimentos considerados não essenciais, como bares e salões de beleza, que foram proibidos de funcionar pelo governo do Estado. Os proprietários foram notificados e orientados sobre a importância de manter o estabelecimento fechado e o distanciamento social, para reduzir a curva de contaminação pelo novo coronavírus.

A operação conta com a colaboração do MPPE, Polícia Civil (PC), Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA) e Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS).

A partir de agora as fiscalizações passam a ser mais rigorosas. Os comerciantes devem estar atentos, visto que, de acordo com o Código de Postura do município, os estabelecimentos comerciais que descumprirem a lei podem ser interditados, multados e ter a licença de funcionamento cassada. Entre as novas medidas para reduzir o fluxo de pessoas nas ruas é a proibição do estacionamento nas ruas da região central de Petrolina, sujeito à multa e guincho.

Segundo óbito

No boletim desta segunda-feira a Prefeitura de Juazeiro informa que registrou o segundo óbito pela Covid-19. O paciente estava internado no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), era o único do município com a Covid 19 e estava internado na UTI da unidade. Este foi o 8º caso positivo, divulgado no último dia 19 de abril. Ele tinha 70 anos e apresentava comorbidade: era hipertenso.

Sem cancelamento

Com o objetivo de proteger usuários de planos de saúde durante a pandemia de coronavírus, o senador Humberto Costa (PT-PE) elaborou projeto que regula a atuação das operadoras durante o período que durar o estado de emergência no Brasil. Pela proposta, ficarão suspensos os reajustes dos planos e a rescisão unilateral do contrato, mesmo em casos de inadimplência. Além disso, a proposta também determina a isenção do cumprimento de carência para consultas, internações, procedimentos e exames para os beneficiários de planos de saúde no caso de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.

Prorrogou

Para combater a disseminação da Covid-19 em Juazeiro o prefeito Paulo Bomfim prorrogou a suspensão do funcionamento dos estabelecimentos comerciais, entre outras providências. A cada nova medida estabelecida via decreto, a fiscalização é intensificada como forma de informar as novas medidas aos comerciantes e outras categorias envolvidas.

Toque de recolher

Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, no início da noite desta segunda-feira (11), o governador da Bahia Rui Costa anunciou que as cidades de Itabuna e Ipiaú terão toque de recolher, já a partir desta terça. A medida conjunta do governo e das prefeituras dos dois municípios valerá inicialmente por 10 dias e determina a proibição de circulação de pessoas e a suspensão de qualquer atividade comercial, com exceção de farmácias, das 20h às 5h.

1 COMENTÁRIO

  1. Os barzinhos do Bairro do Km 2 nunca fecharam e não passa nenhuma fiscalização.
    Já falei várias vezes com o secretário e não mudou nada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

1 − um =