Coluna do Blog

por Carlos Britto // 11 de maio de 2020 às 07:00

Foto: AFP/reprodução

Os assustadores números da pandemia em Pernambuco

Passa semana após outra e as boas notícias não chegam com relação a Covid-19.  A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou ontem mais 75 novos óbitos pelo novo coronavírus, sendo 39 mulheres e 36 homens. Com isso, o Estado totaliza 1.047 mortes provocadas pela doença.

E não para por aí. A nota do governo diz que foram confirmados laboratorialmente 805 novos casos. Entre os confirmados neste domingo, 307 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 498 são casos leves.

Pernambuco contabiliza assustadores 13.275 casos já confirmados, sendo 7.156 graves e 6.119 leves. Dos casos graves, 2.477 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 2.110 estão internados, sendo 231 em UTI e 1.879 em leitos de enfermaria, tanto na rede pública quanto privada.

O número de recuperações ainda é baixo e  registra 42 novos pacientes totalizando 1.522 pacientes curados do novo coronavírus em Pernambuco. Até agora, os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 134 municípios pernambucanos, além da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

Pelo placar macabro, 75 novos óbitos são de pessoas residentes no Recife (29), Jaboatão dos Guararapes (8), Olinda (6), Vitória de Santo Antão (2), Abreu e Lima (2), Paulista (1), Igarassu (2), Surubim (2), Feira Nova (2), Catende (2), Aliança (2), Jupi (1), Limoeiro (1), Pombos (1), São Lourenço da Mata (1), Salgueiro (1), Nazaré da Mata (1), Itapissuma (1), Ipojuca (1), Carnaíba (1), Taquaritinga do Norte (1), Quixaba (1), Lagoa do Itaenga (1), Tracunhaém (1), Glória do Goitá (1), Condado (1) e Trindade (1).

Na Bahia o número também avança

A Bahia registra 5.558 casos confirmados de Covid-19, o que representa 27,66% do total de casos notificados. Os casos confirmados ocorreram em 171 municípios do estado, com maior proporção em Salvador. A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) contabiliza 202 mortes pelo novo coronavírus em 37 municípios.

ICMS prorrogado

O deputado Roberto Carlos solicitou ao Governo da Bahia a prorrogação dos prazos para recolhimento do ICMS para micro, pequenas empresas e Microempreendedor Individual (MEI). Ele diz que o apelo foi atendido e o decreto publicado no Diário Oficial.

Ligaram

Adolescentes e jovens da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) utilizaram videochamadas para se comunicar com as famílias neste domingo (11), Dia das Mães. O objetivo é amenizar a distância e a saudade no período de distanciamento social decorrente da pandemia da Covid-19.

Demorou muito

A deputada federal Marília Arraes tem defendido a adoção de medidas mais rigorosas de isolamento social para conter o aumento do número de contaminação e mortes pela Covid-19 em Pernambuco.  No sábado (9) Marília comentou em suas redes sociais o anúncio de que governo do Estado e Prefeitura do Recife devem passar a adotar nos próximos dias medidas mais rigorosas de isolamento social. Para ela a ação demorou demais.

E o lockdown?

Por falar nisso, depois que o estado do Maranhão adotou o lockdown em algumas cidades, as expectativas também se voltam para Pernambuco e outros Estados nordestinos. Será que Paulo Câmara e os demais governadores vão ter peito, que nem Flávio Dino (do Maranhão), para decretar o isolamento radical?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários