Coluna do Blog

por Carlos Britto // 22 de abril de 2020 às 07:08

Foto: WhatsApp/Blog do Carlos Britto

A fila na luta pelo benefício

Hoje (22) mais uma vez será um dia de intensa movimentação na Caixa Econômica Federal de Petrolina, Juazeiro e em todo o Brasil.

Atualmente mais de 5 milhões de trabalhadores vão receber o auxílio emergencial, segundo a Dataprev, responsável pela análise dos pedidos. Serão pagos, no total, mais de R$ 4,3 bilhões para 1,2 milhão de beneficiários do CadÚnico e 4,1 milhões de pessoas que se cadastraram pelo aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial e site (auxilio.caixa.gov.br).

As filas já começaram cedo em Petrolina e há informações de gente que chegou na fila nas primeiras horas da noite de ontem (21).

Para confirmar se está neste lote nem precisava estar na fila, bastava acessar o site ou aplicativo do programa e clicar em  “Acompanhe sua solicitação”. Informe o CPF do beneficiário e clique em “Não sou um robô”. Depois, em “Continuar”.

Também receberão o auxílio mais de 2 milhões de pessoas inscritas no Bolsa Família e NIS com final 4, seguindo o calendário regular do programa.

Ainda não é possível sacar os R$ 600 na boca do caixa. Por enquanto, o depósito do valor será feito diretamente na conta indicada pelo trabalhador.

Até agora, mais de 43 milhões de CPFs elegíveis para ao auxílio emergencial pela Dataprev e validados pelo Ministério da Cidadania foram liberados para a Caixa para verificação final e pagamento. Deste total, 13.182.931 fazem parte do Grupo 1 – composto pelos MEIs (Microempreendedores Individuais), contribuintes individuais e trabalhadores informais.

Já no Grupo 2, que inclui inscritos no CadÚnico e beneficiários do Bolsa Família, foram identificados mais de 19 milhões com direito ao auxílio emergencial. E o Grupo 3 já soma quase 11 milhões de trabalhadores com o direito e abrange inscritos no CadÚnico e não beneficiários do Bolsa Família.

A Dataprev estima concluir ainda hoje o processamento de dados de mais de 9,9 milhões de brasileiros e liberar os que se enquadram nas regras do auxílio emergencial para o pagamento pela Caixa.

Sobradinho como exemplo

Outros municípios do norte da Bahia começam a se inspirar em Sobradinho, levando em conta que até o momento o município não possui nenhum caso confirmado de Covid-19, o prefeito Luiz Vicente autorizou o funcionamento de alguns estabelecimentos do comércio. Em Sobradinho o horário de funcionamento passou a ser das 7h às 13h.

Os prejuízos

As incertezas quanto ao coronavírus têm pressionado negativamente a demanda interna por frutas, especialmente por parte da agricultura familiar, e prejudicado a logística de abastecimento dos perímetros irrigados em Petrolina. Com a atual crise, muitos compradores estão retraídos.

Adiado

A 15º edição da Caprishow de Dormentes (PE) foi adiada. O anúncio oficial foi feito nesta terça-feira (21), pelo secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Lenício Coelho.

Cadê a água?

Em Lagoa Grande (PE), mesmo com o isolamento e a bronca do coronavírus, os moradores do Bairro da Estátua estão indignados com o descaso da Compesa. Eles informam que  já são oito dias sem chegar água nas torneiras. Pense numa insatisfação.

Coluna do Blog

  1. Popo disse:

    Essa gente ou é doido ou se faz, porque com o cartão vc paga contas em mercados e lojas comerciais e distribuidoras de bebidas em fim vc compra em qualquer comercio.

    Mas essa gente só acredida se pegar nas cedulas isso é perigoso porque as cedulas leva bacterias e mesmo o Virus chinês pra dentro da sua casa… melhor forma segura hoje é o cartão de débito ou credito.
    Eu mesmo só estou usando cartãobpra pagamento no comércio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários