Coluna do Blog

1

Julio Lossio e Isaac Carvalho – apenas uma liderança

Os dois foram prefeitos por dois mandatos nas duas principais cidades do Vale do São Francisco (Petrolina-PE e Juazeiro-BA). Julio Lossio, numa eleição mais difícil e numa reeleição com o filho do senador Fernando Bezerra Coelho; Isaac Carvalho, enfrentando todas as forças de uma oposição que nunca se entendeu. Mas foram reeleitos. Oito anos de mandatos.

Julio não conseguiu fazer uma base, não se tornou uma liderança importante do Sertão pernambucano. Com Isaac foi diferente. Ele acomodou aliados, trouxe para dentro da prefeitura várias pessoas de outros municípios, e tem, sim, agora uma chance real de ser um deputado federal com muitos votos.

Isaac fez o dever de casa e elegeu Paulo Bomfim, até então desconhecido do grande público de Juazeiro, numa eleição improvável, concorrendo com um dos medalhões da política juazeirense, Joseph Bandeira, e o inexperiente – mas considerado o “azarão”, Charles Leão. E o desconhecido Paulo Bomfim ganhou, chancelando o projeto de Isaac.

O ex-prefeito de Juazeiro agora é pré-candidato a deputado federal pelo PCdoB. E ele tem chances reais de ser um dos mais votados. E, para Paulo Bomfim, caso essa vitória não se concretize, será uma grande decepção – tanto para ele, quanto para o próprio Isaac, que apostou no garçom e que lhe serviria o “grand finale”, como deputado federal bem votado em toda região norte da Bahia e em Juazeiro, sua cidade-mãe.

CPI contra Marcílio

O prefeito de Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco, Marcílio Cavalcanti (MDB), agora tem chances reais de ter sua gestão investigada através de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal. O requerimento para abertura da comissão processante deve ser apresentado na sessão da próxima terça-feira (13). A CPI pretende investigar possíveis irregularidades na prefeitura.

Audiência debaterá sobre proteção animal

A Câmara Municipal de Juazeiro realizará uma audiência pública que terá como objetivo discutir assuntos relacionados à proteção animal. O requerimento é do vereador Charles Leal (PDT). A proposta é encontrar alternativas que ajudem o município a lidar com animais maltratados de forma humanizada. A audiência ainda não tem data para acontecer.

“Mais macho que muito homem”

O discurso da primeira-dama de Petrolina, Lara Secchi Coelho, ontem (8), na sessão que homenageou as mulheres na Casa Aprígio Duarte Filho, foi cheio de empoderamento. Ela falou sobre as lutas e conquistas do público feminino e ainda afirmou que se considera “mais macho que muito homem”. “Não no sentido pejorativo da palavra, mas macho no sentido de não ter preguiça, de correr atrás do que a gente precisa. Macho no sentido de ter força de vontade e de trabalhar, porque foi isso que eu aprendi desde pequena, dentro de casa”, explicou a primeira-dama, ressaltando que trabalha num ambiente no qual a maior parte da equipe de colaboradores é formada por homens.

Prefeito de Jaguarari novamente na berlinda

Depois de ter o mandato cassado pela Câmara Municipal e uma liminar do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) anular a decisão, o prefeito de Jaguarari, no norte do estado, Everton Rocha (PSDB), está novamente na berlinda. É que o Ministério Público Estadual (MPBA), através do Promotor Igor Clóvis Silva Miranda, pediu à Justiça que afaste o gestor, por 180 dias, com a perda do mandato e dos direitos políticos de 8 a 10 anos. Segundo o site Jaguarari Online, Everton Rocha é acusado pelo MPBA, em ação civil pública, pelos crimes de improbidade administrativa, dano ao erário, enriquecimento ilícito e violação aos princípios administrativos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

18 − 15 =