Coluna do Blog

0

Após Carnaval, jogo político começará pra valer

Se o fim do carnaval significa o início do ano, então vamos ao trabalho. A máxima pode até não ser regra, mas na política costuma se aplicar. Agora os times serão colocados em campo ‘na vera’. Se o governador Paulo Câmara (PSB) vai correr para reafirmar o seu nome, os oposicionistas precisam acelerar.

No PT, Marília Arraes luta contra os ‘inimigos íntimos’ que sonham em levar a legenda para os braços do PSB, capitaneados pelo ex-prefeito do Recife, João Paulo, ex-político forte que sonha em virar vice de Câmara. No palanque das oposições os senadores Fernando Bezerra (PMDB) e Armando Monteiro Neto (PTB) protagonizam agora uma luta respeitadora para afirmarem seus nomes como candidatos majoritários.

FBC corre contra o tempo para assumir a direção estadual do PMDB, que virou uma guerra judicial. Essa vitória contra o time de Raul Henry é o divisor de águas na luta do senador de Petrolina.

Sem esse comando, FBC dificilmente terá chances de entrar na disputa. Se ganhar a briga, terá o controle de uma máquina forte com o maior tempo de TV e condições de uma eleição que sonhou uma vida. São emoções que se apresentam nesse pós-carnaval.

Maria Elena, uma foliã incansável

Nem parecia obrigação, era mais foliã. Foi com esse pique que a secretária Maria Elena de Alencar (Cultura, Turismo e Esportes) viveu o Carnaval de Petrolina. Incansável estava em todos os polos, em todos os dias da Festa de Momo. Ligada nos acontecimentos e nos sons dos clarins, a secretária levou a sério o trabalho e conseguiu unir o útil ao agradável.

Folia com menos homicídios em PE

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) comemorou o resultado do esquema de segurança montado para o Carnaval deste ano nos principais polos da folia, na Região Metropolitana e Interior do Estado. Com um reforço de 32% no lançamento de policiais, em relação a 2017, a folia teve redução da criminalidade em todas as modalidades, com destaque para os CVLIs, ou homicídios, que caíram 25%, enquanto os Crimes Violentos contra o Patrimônio, 50%, em relação ao ano passado.

Carnaval de SSA com frutas produzidas na região

Esse ano, o Camarote Planeta Band, localizado no bairro de Ondina, em Salvador, teve uma novidade: frutas produzidas em Juazeiro e Morro do Chapéu, no norte do Estado. Os foliões degustaram as uvas de Juazeiro e os morangos de Morro do Chapéu. Também apreciaram os chocolates produzidos no sul baiano.

Aumenta violência no campo

De acordo com a coordenadora da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Marina Rocha, a violência tem aumentado não só no meio urbano, mas também no campo. Desde 1995 a CPT começou a publicar dados da violência dos últimos anos, que tem piorado, principalmente nos municípios de Casa Nova e Campo Alegre de Lourdes, no norte na Bahia. “Só em Casa Nova mais de mil famílias sofrem porque em fazendas estão realizando a plantação de eucaliptos e muitos empresários tiram o direito à terra das pessoas que sofrem violência“, ressaltou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

13 + 5 =