Coluna do Blog

por Carlos Britto // 05 de dezembro de 2018 às 07:00

Foto/Ascom divulgação

A proposta de Gonzaga Patriota e as evidentes contradições

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) usou a tribuna da Câmara, nesta terça-feira (4), para defender que advogados tenham porte de arma de fogo. O socialista anunciou que votará favorável ao Projeto de Lei 704/2015, de autoria do deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC), que modifica o Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/14) para assegurar o mesmo direito aos advogados com a finalidade de defesa pessoal.

Para Gonzaga Patriota, os advogados precisam de porte de arma para se defender. “Vamos votar favoravelmente a essa proposta. Porque a gente vive no país que se criou um pacto pelo desarmamento que só desarmou o cidadão de bem. Sou advogado há mais de 40 anos e sei das dificuldades que esses profissionais enfrentam no seu dia a dia”, comentou.

O deputado está bem-intencionado, mas penso que o projeto seja protecionista. Se usar a regra do deputado, todos estamos em risco: O caminhoneiro, o vigilante, o médico que atende a fila interminável, o professor que não agrada o aluno agressivo, o taxista….toda profissão tem os seus próprios riscos e advogado é cidadão e trabalhador como todos os outros.

Da mesma forma que protege os advogados exclui as demais categorias. Não existe cidadão classe A,B,C…e todos são iguais perante a lei.

Particularmente acho que o cidadão comum não está pronto para andar armado. Por falta de condições emocionais e até de treinamento para manuseá-la. Mas se a intenção é liberar o direito, não pode ser para alguns privilegiados.

Vereadores em prol do Alto do Alencar

Alguns vereadores de Juazeiro (BA) saíram em defesa do bairro Alto do Alencar e foram até o chefe de Gabinete da prefeitura, Vilmar Ferreira, ontem (4). Junto com membros do PRTB, os vereadores Domingão da Aliança (PRTB), Bené Marques (PSDB), Tia Célia (PTC), Aníbal (PTC), Allan Jones (PTC) e Neguinha da Santa Casa (PSDB) solicitaram providências para o bairro, que segundo as lideranças, há mais de 10 anos não tem nenhuma intervenção do governo municipal.

TRE-PE diploma eleitos

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) vai diplomar, nesta quinta-feira (6), às 15h, no Classic Hall, no Recife, todos os candidatos eleitos em outubro. Será o primeiro TRE do País a conceder o documento que, legalmente, atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. A solenidade terá aspecto formal, mas sem dispensar a parte festiva.

Ameaça velada

Na dura troca de farpas que teve ontem (4) com o oposicionista Gilmar Santos (PT), na Casa Plínio Amorim, Ronaldo Cancão deixou seu recado: “a página está virada. A Mesa (Diretora) agora é essa. Mas a partir de 1º de janeiro (de 2019), eu estarei nela, e a aí a gente vai prestar contas, nós dois”.

IML de Ouricuri

Em Ouricuri (PE), Sertão do Araripe, o prefeito Ricardo Ramos visitou as obras de construção do Instituto Médico Legal (IML) de Ouricuri na segunda-feira (3) e anunciou que deverá inaugurar o novo instituto ainda neste mês. A visita foi acompanhada pelo Coronel Álvaro Miranda, da Polícia Científica de Pernambuco.

Protesto em ata

Após o desabafo do vereador Ronaldo Cancão (PTB), ontem (4), Professor Gilmar Santos (PT) fez questão de pedir à Mesa Diretora da casa Plínio Amorim que cada vírgula dita pelo governista fosse registrada em ata.

Coluna do Blog

  1. JOAQUIN TEIXEIRA disse:

    Armar a população é ideia de jerico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários