Coluna do Blog

por Carlos Britto // 31 de agosto de 2018 às 07:00

Foto/reprodução

As eleições em Pernambuco e o ‘samba do crioulo doido’

Pernambuco está se tornando um lugar chato de acompanhar a política. Agora, os governantes ou aqueles que se propõem a nos governar parecem nem ter mais objetivos e nem personalidades próprias.

Vejamos: Armando Monteiro (PTB), que votou em Dilma (PT), correu e tenta colar sua imagem na de Lula, chegando mesmo a ir até a Curitiba, mesmo sabendo que se ele (Lula) pudesse dar um depoimento, seria contra o petebista. Faria isso para Paulo Câmara (PSB), que votou em Aécio e trabalhou para tirar Dilma, pupila do ex-presidente.

Mauricio Rands (PROS) é claramente a linha auxiliar de Paulo e não tem qualquer perspectiva. Julio Lossio (Rede), outro que não espera nem o milagre, tentou virar vice de Marília Arraes, rifada do processo, ou virar qualquer coisa na chapa de Paulo. Manteve a candidatura, na pressão da Rede, que não abriu mão do palanque de Marília.

Por fim resta Paulo, que é o mais constrangedor dos exemplos. Tenta desesperadamente colar no mesmo Lula a quem trabalhou contra no episódio de apoio ao impeachment de Dilma.

Paulo erra na dose em insistir, forçar a barra para virar quase um filho do ex-presidente. Chega a ser humilhante essa forçação de barra.

Depois de quatro anos, ele não se consolidou como uma liderança e se apega no brilho dos outros para tentar se segurar. Seu líder, Eduardo Campos, fez exatamente o caminho oposto: Tentou se livrar da luz dos outros e foi ele mesmo tentar ser uma referência nacional, que se tornou, e disputou contra o time de Lula.

Não é um comentário irracional que pede que não se tente se aproximar de outras forças. Mas se apequenar tanto assim, abrindo mão de sua própria luz e sua história, às custas do trabalho dos outros, não combina com o rugido do Leão que Pernambuco ecoava pelo Brasil. Lamentável.

Lideranças religiosas com Tum

Candidato a deputado estadual, o empresário Walisson Torres, o ‘Tum’ (PSC), continua colecionando apoios na região norte da Bahia. Desta vez, líderes políticos e religiosos de Juazeiro reafirmaram apoio à sua candidatura. Além do apoio à candidatura de Tum a deputado estadual, as lideranças aderiram à campanha do candidato Heber Santana (PSC) para o cargo de deputado federal. Em Juazeiro, essa será a dobradinha eleitoral do grupo.

Patriota e seus candidatos

Mais um prefeito sertanejo revelará seus candidatos para o pleito de outubro próximo. Desta vez, o prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB), convidou a imprensa para fazer o anúncio. O evento acontecerá hoje (31), às 10h, em uma pousada da cidade.

Justiça, Humberto e a fake news

Como esta coluna trouxe ontem (30), os candidatos ao Senado pela Frente das Oposições de Pernambuco, Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo, acionaram a justiça contra o candidato a senador pela Frente Popular, Humberto Costa (PT), em relação a uma notícia divulgada nas redes sociais do petista, a qual era considerada inverídica. E conseguiram êxito. Para a juiza do TRE-PE,  Karina Albuquerque Aragão, a fonte do conteúdo da postagem, associando os dois à “turma de Temer” (publicado no perfil de Humberto), “não traz a referida afirmação e tem afirmações incoerentes com o conteúdo pesquisado”.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários