Coluna do Blog

por Carlos Britto // 20 de agosto de 2018 às 07:00

Foto/reprodução

Eleições 2018: Candidatos invadem as ruas em busca do voto

Após os trâmites formais junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), os candidatos agora ganharam as ruas. A campanha este ano tem novas regras. Carro de som, por exemplo, ganhou um capítulo à parte, já que agora só pode rodar com a presença do candidato. Ele não precisa estar dentro do carro, mas no mesmo movimento. E o número de decibéis também é regulado.

Em Petrolina Lucas Ramos (PSB), Adalberto Cavalcanti (Avante) e os irmãos Fernando Filho (DEM) e Antonio Coelho (DEM) já colocaram os times nas ruas. Movimentos e adesivos ‘perfurados’ com as imagens dos candidatos já estão pelos carros e avenidas da cidade. Andréa Lossio (Rede), Odacy Amorim (PT) e Gonzaga Patriota (PSB), para ficar só nesses, ainda não colocaram material na rua. Devem começar hoje (20).

Por seu turno, o ex-prefeito de Petrolina Julio Lossio (Rede) aperta o passo em sua candidatura a governador do Estado. Lossio luta para ganhar musculatura e mais números em novas rodadas de pesquisas.

Até agora, na única pesquisa divulgada, apareceu com apenas 3% das intenções de voto. Quando os números forem colocados por Petrolina, será natural aparecer na liderança na principal cidade do São Francisco, pelo recall como prefeito em dois mandatos. Ele sabe que precisa ampliar esse número pelas outras regiões do Estado e, por isso, corre contra o tempo. O jogo está jogado. É isso aí.

A maratona de Armando

Outro que vem intensificando cada vez mais o ritmo é o candidato a governador pela Frente das Oposições ‘Pernambuco vai Mudar’, Armando Monteiro Neto (PTB). No último final de semana o petebista percorreu nada menos que 11 cidades – entre Agreste Meridional, Sertão do Moxotó e Região Metropolitana. O homem está sobrando fôlego.

Lançamento de candidatura movimentado

Irmão do prefeito de Casa Nova, Wilker Torres, Tum (PSC) vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA). O lançamento de sua candidatura movimentou a cidade do Norte baiano, no último sábado (18). Em ato público prestigiado, participaram os deputados federais Elmar Nascimento, Josias Gomes, Paulo Magalhães, João Bacelar, o candidato a suplente de senador, Bebeto Galvão – além do prefeito, vereadores, secretários e lideranças sociais e sindicais.

Proposta de ‘vaquinha’ mal recebida

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), decidiu inverter uma lógica consagrada em campanhas anteriores. Em vez de repassar recursos para candidatos ao Legislativo da sua coligação, resolveu “passar o chapéu” entre os postulantes aos cargos de deputado estadual e federal para que eles ajudem financiar sua campanha à reeleição. A ideia é arrecadar ao menos R$ 2 milhões, segundo o coordenador da campanha do petista, Jerônimo Rodrigues.

O candidato a senador de Duque

Em Serra Talhada (PE), Sertão do Pajeú, o prefeito Luciano Duque (PT) já bateu o martelo quanto ao seu candidato a senador. O escolhido para receber o apoio do petista é Silvio Costa (Avante), que visitou a cidade no último sábado (18).

Bruno e Humberto pelo Sertão

Outros dois candidatos ao Senado também escolheram o Sertão para fazer seus giros de campanha no último final de semana. Um deles foi Bruno Araújo (PSDB), da Frente das Oposições ‘Pernambuco Vai Mudar’; o outro é o governista Humberto Costa (PT), da Frente Popular.

Apoio de ex-prefeito

Em Afogados da Ingazeira (PE), Sertão do Pajeú, o deputado federal pode não contar mais com o apoio do atual prefeito José Patriota (PSB), que vai apoiar João Campos (PSB), mas por outro lado assegurou a aliança com o ex-prefeito Totonho Valadares. Aliás, ele e Waldemar Borges (PSB),que disputará a reeleição à Assembleia Legislativa (Alepe).

‘Dobradinha’ comemorada

Já em Salgueiro (PE), Sertão Central, a ‘dobradinha’ puro sangue envolvendo a candidatada a deputada estadual Creuza Pereira (PSB) e o jovem João Campos (PSB), que concorrerá pela primeira à Câmara Federal, saiu às ruas no último sábado (18) e foi bastante comemorada por onde passou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários