Coluna do Blog

0
Foto/divulgação

Quem tem prêmio picareta?

Nós recebemos cerca de 560 e-mails todos os dias. Assessorias de imprensas de diversas entidades, de todos os seguimentos. O cidadão comum também envia muitos. Reclamações, críticas, sugestões e elogios.  Chega de tudo.

Isso sem falar nas inúmeras mensagens de WhatsApp e outros canais de mídias sociais. Sentimo-nos honrados, pois depositam confiança no trabalho sério que fazemos aqui.

Desses inúmeros contatos recebemos muita política. Dos políticos diretamente e de suas assessorias. Isso nos ajuda muito e lemos todos. Mas um, em especial ,a gente não leva a sério: o que traz instituto picareta promovendo quem paga pela homenagem. Na noite deste domingo (5), no programa Fantástico da Rede Globo, uma reportagem detonou esses “institutos” que vendem esses prêmios para quem paga, muitas vezes com o dinheiro público.

Um tal Instituto Tiradentes é bem famoso para os políticos locais, que vivem exibindo diplomas dessa instituição, agora desmascarada, pois nunca fez qualquer pesquisa: entregava diploma e medalha a quem pagava.

Na reportagem se mostrou até um jumento, que foi premiado como um dos 100 melhores prefeitos do Brasil. Não se checou nem se o prefeito existia e foram desmascarados em rede nacional.

Por várias cidades do Sertão isso vive acontecendo. Se faz festa, cobra mesa, e vai se entregando honrarias sem qualquer pesquisa ou resultado sério. E quem recebe ainda  pendura no quadro na sala de trabalho e posta foto na rede social. Isso não acontece só na política, mas com empresários, comerciantes, servidor público, profissional liberal ou quem “pague apenas a mesa”.

Este Blog já fez, inclusive campanha contra a esse tipo de evento. E começamos em casa, quando não participamos e não aceitamos premiação de Troféu Imprensa, pois também não existe pesquisa ou qualquer metodologia séria ou aceitável.

Homenagem e reconhecimento só se deve comemorar com pesquisa ou apontamento sério do cidadão comum. Não tem honra nem mérito em receber prêmio picareta. E comemorar isso é tão pequenos quanto lamentável. O começo do autoengano.

Por fim, senhores vereadores, deputados, prefeitos: tirem urgentemente os diplomas e medalhas de institutos picaretas dos seus gabinetes. O Brasil inteiro já sabe que não valem nada e muitos foram pagos com dinheiro público. Incluindo passagens, diárias e um sem fim de vantagens nada republicanas. É isso aí.

Cappellaro na convenção do MDB-PE

Quem marcou presença na convenção do MDB de Pernambuco, na última sexta-feira (3), foi o prefeito de Lagoa Grande (PE) Vilmar Cappellaro. Em meio ao imbróglio vivido pela legenda no Estado, Cappellaro deverá pedir votos mesmo para Jarbas Vasconcelos, que disputará o Senado na chapa do governador Paulo Câmara (PSB), e para Raul Henry, que concorrerá a deputado federal.

Candidatura comemorada

Entre as candidaturas confirmadas na convenção do PCdoB da Bahia, a de Isaac Carvalho foi uma das mais comemoradas, o que demonstrou a força política do ex-prefeito de Juazeiro no atual cenário político estadual. “Hoje foi um dos dias mais importantes nessa nova caminhada rumo a um mandato representativo em prol do desenvolvimento regional. Muito obrigado a todos que estão comigo nessa caminhada. Vamos que vamos que o trabalho não para e a luta continua!”, comemorou Isaac.

Seguirão Marília

Rifada da disputa ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes já declarou que não subirá no palanque de Paulo Câmara (PSB), que disputará à reeleição com o apoio do PT. A decisão de Marília deve ser acompanhada pelas lideranças petistas que a apoiavam em Petrolina, a exemplo da vereadora Cristina Costa e do seu companheiro de partido na Casa Plínio Amorim, Professor Gilmar Santos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome