Coluna do Blog

0
Cidade de Dormentes-PE. (Foto: Reprodução)

Lideranças políticas de Dormentes medirão força nas eleições 2018

Em Dormentes (PE), Sertão do São Francisco, a disputa política mais acirrada dos últimos tempos já mostra os primeiros sinais. De um lado a atual prefeita Josimara Cavalcanti (PTB), que votará em Fenando Monteiro para deputado federal e em Dulcicleide Amorim para estadual; do outro está a vereadora e presidente da Câmara Municipal Rosarinha (PSB), ‘herdeira’ política do ex-prefeito Geomarco Coelho (falecido em 2015), que é uma aliada muito particular do grupo do senador Fernando Bezerra (MDB).

A viúva de Geomarco, Socorrinha Coelho, faz parte do governo municipal, mas também é ligada a FBC e já anunciou que acompanhará Rosarinha, votando em Fernando Filho (DEM) para federal e Antônio Coelho (DEM) a estadual. A mesma decisão foi tomada pelos vereadores da bancada oposicionista, capitaneados pela vereadora Betinha.

Há ainda o ex-prefeito Ronieri Reis, que está fechado com o deputado federal Adalberto Cavalcanti (PTB).

Essa briga para mostrar quem tem mais votos para seus candidatos será decisiva em 2020, já que Josimara deverá, sim, ser candidata à reeleição. Por sua vez, o senador FBC – que está fora das eleições deste ano – deverá apoiar um nome do grupo orgânico de Geomarco, em oposição a Josimara. As cartas estão na mesa.

Nepotismo no Pajeú

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Prefeitura de Quixaba, no Sertão do Pajeú, acabe com nepotismo no Executivo municipal. Foi estabelecido um prazo de 30 dias para que todos os cargos comissionados e servidores investidos de funções de confiança ou de função gratificada que tenham relação de parentesco consanguíneo sejam exonerados, em linha reta ou colateral, ou por afinidade até o terceiro grau com o prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, procurador-geral do município, chefe de gabinete, ou mesmo qualquer outro cargo comissionado na gestão municipal.

Afinados

Quem também anda alinhada com o governador Paulo Câmara é a prefeita de Petrolândia (PE), Janielma Rodrigues. O chefe do Executivo Estadual esteve na cidade no último final de semana e foi só elogios. E ela tem motivos de sobra para isso: Janielma conseguiu junto ao governo do Estado melhorias na saúde e no abastecimento d’água, além de obter o religamento da energia que havia sido cortada em perímetros irrigados da região.

Última cartada?

A campanha nem começou, mas em Juazeiro (BA) já tem gente apostando que a intenção de Joseph Bandeira em disputar uma vaga à Assembleia Legislativa (ALBA) nas eleições deste ano é sua última cartada para sonhar ainda brigar, com algum pé de igualdade, pela prefeitura em 2020. Será?

Giro pelo Sertão

Quem fará mais um giro pelo Sertão pernambucano é o pré-candidato a governador pela Frente das Oposições, Armando Monteiro Neto (PTB). Acompanhado do vice, Mendonça Filho (DEM), ele visitará vários municípios entre o Pajeú e o Moxotó, começando a partir de hoje (6) até domingo (8). Adversário dos dois, o senador Humberto Costa (PT) esteve em Salgueiro, no Sertão Central, ontem (5), participando da entrega de equipamentos na área de saúde. Aproveitou para fazer mais uma vez a defesa veementemente do ex-presidente Lula, principal nome petista, que ainda sonha em ser novamente candidato em 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome