Coluna do Blog

7

Mulheres boas de briga

As eleições deste ano em Petrolina verão um cenário um pouco diferente, e certamente a ser comemorado pelas feministas. Salvo algum pequeno engano, nunca tantas mulheres vão pleitear uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Na briga estão a ex-primeira-dama do município Andrea Lossio (REDE), além da Professora Socorro Lacerda (PCdoB), da vereadora Cristina Costa (PT), da mãe da garota Beatriz, Lucinha Mota (PSOL), e de outra ex-primeira-dama de Petrolina, Dulcicleide Amorim (PT).

Esse time poderia ser maior, se a vereadora Maria Elena (PRTB) não tivesse desistido de concorrer.

Para a política local, é muito bom ver mulheres concorrendo a cargos ainda dominados quase que amplamente pelos homens – seja na Alepe ou na Câmara Federal. Se a maioria delas será exitosa, é uma outra questão. Mas o fato de vê-las brigando por um espaço tão relevante não deixa de ser louvável.

Gibão de couro para Manu

Não podia ser diferente. Já na chegada à região, ontem (10), a pré-candidata à Presidência da República, Manuela D’Ávila (PCdoB), foi recepcionada pelo presidente do PCdoB de Juazeiro (BA) e pré-candidato a deputado federal, Isaac Carvalho, que a presenteou com um chapéu e um gibão de couro, parte da vestimenta utilizada pelos vaqueiros do Sertão. “Não poderia deixar de aproveitar a oportunidade para entregar a Manu o primeiro blazer que ela vai usar como presidente do Brasil. Até porque nos quatro cantos que temos andado, sempre reforçamos a ideia de Manu presidente, para contribuir e construir um país melhor para todos e todas”, declarou Isaac. EM troca, Manuela reconheceu a importância de Isaac Carvalho como “a maior liderança política regional“.

Apoio mantido

O deputado federal Sebastião Oliveira (PR) negou o que boa parte da imprensa do Sertão do Pajeú divulgou nos últimos dias: de que ele estaria insatisfeito com o governador Paulo Câmara (PSB) e poderia selar acordo com a oposição. Numa entrevista a uma rádio de Serra Talhada, sua terra-natal, ele rechaçou a informação e ainda insinuou a possibilidade de sair como candidato a vice-governador na chapa do PSB. Mas o que se comenta nos bastidores da política é que ele não arriscaria a chance de se reeleger para Câmara Federal. É aguardar.

É pra valer?

Ainda pairam dúvidas na cabeça dos petrolinenses se as pré-candidaturas do ex-vereador Dr.Pérsio Antunes (AS) e do Coronel Leite (PP) são pra valer. Ambos já mostraram disposição para a disputa, mas ainda tem gente que quer ver para crer.

Vale ou não ‘casar’?

Com a última pesquisa Datafolha mostrando a impopularidade esmagadora do presidente Michel Temer (MDB), os candidatos a cargos eletivos este ano que apoiaram seu governo devem estar analisando seriamente um detalhe crucial: vincular ou não seu nome ao do presidente nessa campanha? Em Petrolina, o deputado federal Fernando Filho (DEM), que foi ministro de Temer, é um deles.

7 COMENTÁRIOS

  1. O problema é saber quem tem um Projeto a defender, não basta ser simplesmente mulher, ou simplesmente se dizer de esquerda, pois quando se chega ao poder, esquerda vira direita e vice versa, ninguem tem legitimidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome