Coluna da Folha: Pesqueira e Joaquim Nabuco vão escolher prefeito em dia de governador e presidente

por Carlos Britto // 28 de outubro de 2022 às 07:00

Foto: reprodução

Domingo é dia de eleição para presidente e governador (nos Estados onde há segundo turno), mas também em dois municípios de Pernambuco: Pesqueira, no Agreste, e Joaquim Nabuco, na Mata Sul.

A disputa está acontecendo pesado nesses dois municípios que, nesse momento, são administrados pelos presidentes das Câmara de Vereadores. As eleições suplementares acontecem em virtude da cassação, pela Justiça Eleitoral, dos prefeitos eleitos nos dois municípios.

Em ambos o clima é de acirramento e, ao contrário do resto do Estado e do país, a disputa com um sabor local deixa a temperatura mais alta pela caça ao voto.

Os mandatos dos eleitos valerão até 2024 quando, no país inteiro, acontecem eleições municipais. Essa é a primeira vez que uma eleição suplementar acontece no mesmo dia que uma eleição geral e foi feito assim para baratear os custos com uma decisão do TSE.

Votarão nessas eleições 50.776 em Pesqueira e 13.574 em Joaquim Nabuco. O TSE diz que serão 188 urnas eletrônicas em Joaquim Nabuco e 251 em Pesqueira.

Mais de R$ 10 milhões

O prefeito de Petrolina, Simão Durando Filho (UB), solicitou à Câmara de Vereadores de seu município autorização para a abertura de um crédito especial no Orçamento deste ano do Fundo Municipal de Saúde (FMS), além das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) e da Fazenda e Planejamento. O valor total do crédito é de mais de R$ 10,2 milhões.

Animado

O presidente do Partido Liberal (PL) em Pernambuco, Anderson Ferreira, continua na ativa e mobilizando aliados com publicações nas redes sociais. Ele divulga peças com mensagens de apoio ao presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Ele também tem promovido encontros com seu irmão, deputado federal André Ferreira (PL), reeleito com a maior votação no Nordeste para a Câmara Federal, e alimentado o esforço: “Domingo é o grande dia. Dia da grande vitória do povo brasileiro. Simbora, Brasil! “, diz, o otimista Anderson.

Mudou

Uma multidão prestigiou em Afrânio (PE), Sertão do São Francisco, o ato político promovido pelo prefeito Rafael Cavalcanti (PSB) de apoio à candidata ao Governo, Raquel Lyra (PSDB). O evento contou com a presença do ex-candidato ao Senado na chapa de Raquel, Guilherme Coelho (PSDB), além do vice-prefeito Cloves Ramos e vereadores aliados. No primeiro turno, Raquel ficou em quinto lugar na disputa em Afrânio. Com o apoio de Rafael e seu grupo político, a expectativa é de que a tucana obtenha uma expressiva vitória no município neste segundo turno.

Ficou pronto

A segunda e última etapa dos serviços de implantação e pavimentação da rodovia estadual PE-310, entre os Sertões do Moxotó e Pajeú, foi inaugurada ontem. O trecho conecta o distrito de Quitimbu, em Custódia, no Moxotó, ao município de Iguaracy, no Pajeú, com 14 quilômetros de extensão. A inauguração contou com a presença do governador Paulo Câmara, que antes vistoriou as obras de reconstrução da PE-265, em Sertânia, também na região do Moxotó.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.