Coluna da Folha: O prefeito preso, a corrupção e a lavagem de dinheiro

por Carlos Britto // 06 de setembro de 2023 às 07:00

Foto: reprodução

O prefeito de Água Preta (Zona da Mata pernambucana), Noé Magalhães (PSB), foi preso ontem durante a segunda fase da Operação Dilúvio, da Polícia Federal (PF), em mais um triste espetáculo na política pernambucana. A operação investiga corrupção e lavagem de dinheiro.

A prisão de um prefeito nessas condições não é nenhuma novidade no país, mas sempre escancara o lado ruim da política e das pessoas. A PF disse que a operação busca reprimir a atuação de uma organização criminosa estabelecida na Mata Sul de Pernambuco, especializada na prática de crimes de corrupção, desvio de recursos públicos, fraudes em licitações, lavagem de dinheiro, agiotagem, entre outros, atribuídos a agentes públicos, servidores, empresários e outras pessoas.

Noé foi localizado pela PF em um apartamento de luxo localizado na Avenida Boa Viagem, área nobre do Recife. A polícia informou que a prefeitura da Água Preta contratou uma prestadora de serviços de manutenção corretiva e preventiva de veículos da frota do município. Só que essa empresa fica em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, o que chamou atenção pela distância (110 km).

A PF ainda disse que a mesma empresa foi contratada pela prefeitura de Água Preta anteriormente, com indícios de fraude no processo licitatório e de superfaturamento. O delegado regional da Polícia Judiciária de Pernambuco, Márcio Tenório, disse que identificou uma série de outras pessoas vinculadas ao gestor – inclusive os filhos, maiores de idade, que foram utilizados para esconder o patrimônio dele. Embora a prisão preventiva tenha sido decretada, Noé continua prefeito e só pode ser afastado pela Câmara de Vereadores do município.

Fontes ouvidas pela coluna dizem que vem mais confusão por aí. Lamentável.

Pré-candidatíssimo

Em Taquaritinga do Norte (Agreste Setentrional), tem ex-prefeito querendo retornar ao posto de prefeito nas eleições de 2024. Trata-se de Jânio Arruda, que já disse que é pré-candidatíssimo. Ele até já ganhou importantes suportes: a deputada federal Iza Arruda e o prefeito de Vitória de Santo Antão (Mata Sul), Paulo Roberto Leite, os quais garantiram que estão no jogo para levar Jânio de volta para o posto de prefeito.

Pré-candidatíssimo 2

O empresário Júnior de Val está assumindo a presidência do PL de Carpina e já se apresenta como “pré-candidatíssimo a prefeito” nas eleições de 2024. O convite para comandar o diretório municipal foi feito pelo presidente estadual do partido, Anderson Ferreira, e pelo deputado estadual Coronel Alberto Feitosa. Na ocasião, conversaram sobre a realização de um grande ato de filiações para dar robustez ao projeto liberal em Carpina. Nas eleições de 2022, Anderson Ferreira foi o candidato a governador mais votado no município.

Na mira do MPPE

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de Venturosa (Agreste Meridional), expediu recomendação ao prefeito da cidade, Eudes Tenório Cavalcante, para que não realize contratação temporária de servidores em cargos que tenham candidatos aprovados em concurso público aguardando nomeação. De acordo com o MPPE, o procedimento tem como objetivo garantir o respeito aos direitos dos candidatos aprovados e a continuidade da prestação dos serviços públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários