Coluna da Folha: O bloco esperado em Tabira

por Carlos Britto // 10 de março de 2025 às 07:00

Foto: Cremepe/divulgação

A saúde pública de Tabira, Sertão do Pajeú, ganhou um aliado importante com a reabertura do Bloco Cirúrgico do Hospital Municipal Dr. Luiz José da Silva Neto. A iniciativa, anunciada pelo prefeito Flávio Marques (PT), representa um avanço no atendimento à população, permitindo a realização de procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade. E a comunidade reclamava da falta desse equipamento.

Com a reativação do bloco, o hospital está apto a realizar cirurgias como cesarianas, colecistectomias (cirurgia de vesícula), histerectomias, correção de hérnia e fimose, além de pequenas intervenções como retirada de sinais, lipomas, cistos e bópsias. Essa ampliação no leque de procedimentos traz mais autonomia ao sistema de saúde do município e reduz a necessidade de deslocamento dos pacientes para outras cidades.

Flávio Marques disse ainda que a gestão está investindo recursos próprios para custear as cirurgias, garantindo um atendimento mais ágil e acessível à população. “Estamos devolvendo ao nosso povo o funcionamento do bloco cirúrgico. Isso é mais uma demonstração de uma gestão séria e responsável. Me sinto honrado em poder contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos tabirenses“, afirmou o gestor.

Para ter acesso aos procedimentos cirúrgicos, os pacientes devem passar por avaliação médica nas Unidades Básicas de Saúde e, posteriormente, encaminhar-se à Central de Regulação para agendamento. Esse fluxo busca garantir organização e eficiência no atendimento”, completou Marques.

Feminicídio

O prefeito de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, Fabiano Marques (Republicanos) tem um desafio pela frente.  Cidade com pouco mais de 34 mil habitantes, o município vive um sério problema relacionado ao número de feminicídios. O índice desse tipo de crime vem desafiando as autoridades locais, a ponto de a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/Seção Pernambuco decidir interceder nessa problemática. A entidade anunciou que deve solicitar do governo do Estado a implantação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Nada mais pertinente.

Pela UVP

A União de Vereadores de Pernambuco (UVP) realizará de 20 a 23 de março seu congresso estadual, que este ano acontecerá em Salgueiro (Sertão Central).  O evento será no auditório do Salgueiro Plaza Hotel e contará com debates, palestras e discussões sobre os principais temas de interesse da atividade legislativa no Estado.

Desrespeito

A falta d’água virou uma demanda nos quatro cantos de Pernambuco há muito tempo. Em Itacuruba (Sertão de Itaparica), essa realidade está beirando a calamidade pública.
Segundo informações, a população é obrigada a compra galões de água mineral – que não é um produto barato, diga-se de passagem – porque simplesmente não chega água às residências há mais de um mês. “Os moradores dizem que nem suas necessidades básicas de higiene estão conseguindo fazer”, desabafa a fonte, acrescentando que a população promete fazer um grande protesto para que o problema seja resolvido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários