Coluna da Folha: Em Santa Cruz do Capibaribe, MPPE quer que prefeito chame concursados

por Carlos Britto // 07 de novembro de 2022 às 07:07

Foto: Ascom PMSCC/reprodução

Deu ruim para o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fabio Aragão (PP), depois que a 2ª Promotoria de Justiça Cível recomendou que ele e o secretário de Planejamento e Gestão de Pessoas, Carlos da Silva, nomeiem professores que foram aprovados no último concurso do município. Eles estariam promovendo contratações temporárias sem optar por chamar os concursados.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu despacho solicitando que os citados respondam no prazo de 30 dias quais medidas foram adotadas para dar cumprimento à recomendação, sob pena da adoção das medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis.

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe homologou o concurso em dezembro de 2018 e, segundo o promotor de Justiça Ariano Tércio Silva de Aguiar, o resultado final com vagas para diversas funções – entre elas a de professor – deveria ter sido informado e os chamados deveriam ter acontecido.

A denúncia foi feita por diversos aprovados que se manifestaram ao MPPE. O prefeito Fábio Aragão obteve 34,65% dos votos válidos, derrotando nas urnas Allan Carneiro (PSD), que somou 33,99% e Dida de Nan (PSDB) com 31,36% dos votos.

Sem água

A população de Cabrobó, Sertão do São Francisco, anda muito irritada com a Compesa. Mesmo com o Rio São Francisco passando pelo município, a falta d’água é enorme. E por dias seguidos. A situação só não é pior porque o prefeito Galego de Nanai contratou carros-pipas para socorrer famílias inteiras pelos quatro cantos da sede e zona rural do município. A Compesa segue em silêncio.

Pedro agradecendo

Quem esteve pelo Interior do Estado, ainda agradecendo a votação, foi o deputado federal eleito Pedro Campos (PSB). Nos Sertões do Moxotó, Pajeú e Central, ele visitou Sertânia, Salgueiro e Serra Talhada. “Faltava passar com o PE na Rota da Gratidão pelo Sertão. Além de agradecer pelos votos, estou reafirmando os compromissos assumidos. Esse trabalho está só começando“, comentou.

Depois do mico

Ele se chama Júnior Cesar Peixoto e mora em Caruaru (Agreste). O rapaz que virou celebridade depois de ser filmado agarrado na frente de um caminhão de um carreteiro mineiro durante os protestos. O “Patriota do Caminhão” deletou todas as suas contas das mídias sociais. Foi demais pra ele.

A volta de Patriota

Hoje é dia de assembleia extraordinária na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). A entidade deve reconduzir José Patriota para a presidência e, para isso, convocou todos os 184 prefeitos e prefeitas para que participem do evento. Também está prevista a apresentação da proposta de licenciamento ambiental, que promete otimizar o processo e baratear os custos para os municípios.

A barragem

O prefeito de Belém do São Francisco (Sertão de Itaparica), Gustavo Caribé, chamou sua secretária de Governo e vereadora licenciada, Leila Caribé, e foi visitar a Barragem do Riacho da Porta, na zona rural do município. O prefeito foi conferir as notícias de que a barragem corria risco de se romper. O prefeito viu que tudo está bem, embora admita que a correção de alguns pontos de erosão se faz necessária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.