Coluna da Folha: Denúncia na saúde e visita de surpresa à UPA

0
Foto: reprodução/internet

Os moradores de Bezerros começaram a reclamar da falta de médicos nas unidades de saúde. A denúncia motivou o vereador e presidente da Câmara, Emanuel de Boas Novas, que levou junto o vereador e segundo secretário da Mesa Diretora, Branco do Cruzeiro, para uma visita surpresa à UPA de Bezerros em plena noite de sexta-feira.

O presidente disse que recebeu uma denúncia em que citava a falta de médicos na unidade.

Bezerros tem falhado na administração da saúde pública, os atendimentos básicos estão aquém do que a população merece. A secretária de Saúde tem sido alvo da população, há denúncias constantes sobre as falhas no planejamento de funcionamento das instituições que deveriam prestar atendimentos ao público com eficiência, para suprir as demandas referente à saúde do cidadão bezerrense”, disse Emanuel.

A direção informou que havia médico na unidade de saúde durante a visita do vereador e que o município vem se esforçando e tem conseguido oferecer uma saúde de qualidade à população.

Reclamação e ação

Em Arcoverde, a prefeitura anunciou a abertura do edital de seleção simplificada por tempo determinado, para a função de médicos no município. O processo de inscrição gratuita começou na última segunda-feira (10) e vai até o dia 25 de maio. A administração tem sido cobrada e agora tenta formar uma junta médica e possibilitar a recomposição de equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Cadê os cartões

Em Caruaru, o procurador da Câmara, Dimitre Bezerra, se pronunciou sobre a situação dos cartões de alimentação da Educação, uma queixa recorrente na prefeitura. Ele culpou a empresa que fornece os cartões pelo atraso. A empresa foi contratada de forma emergencial, pela janela da pandemia. O contrato acabou e a prefeitura tenta licitar uma nova fornecedora.

Estrada da Uva e do Vinho

A secretária Fernandha Batista vem fazendo agenda grande no Sertão. Em Lagoa Grande, ao lado do secretário estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, e do diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Roberto Abreu, participou da reunião na Enoteca, no distrito de Vermelhos, para anunciar a reconstrução da PE-574, Rodovia da Uva e do Vinho entre Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. A obra terá uma extensão de 62,15 km e um valor estimado em mais de R$ 31 milhões.

Se livrou

O prefeito de Calumbi, Sertão do Pajeú, Erivaldo José de Lima, o ‘Joelson’, finalmente recebeu alta do Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, onde estava internado com complicações da Covid-19. O prefeito não chegou a ser entubado e agora se recupera em casa. A informação da melhora foi comunicada pela vice-prefeita, Cuca do Riachão (PCdoB), através de redes sociais.

Para os índios

Em Serra Talhada (PE), a Justiça Federal determinou que o governador de Pernambuco Paulo Câmara e o presidente Jair Bolsonaro garantam a distribuição das doses necessárias para a vacinação prioritária, contra a Covid-19, do povo indígena Pankararu da Aldeia Angico, localizada em Petrolândia, no Sertão pernambucano. A decisão fixa prazo de 20 dias para o fornecimento das doses, sob pena de multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

três × 5 =