Coluna da Folha: Cassação muda configuração da Câmara de Salgueiro

por Carlos Britto // 02 de novembro de 2021 às 07:21

Foto: reprodução

A política em Salgueiro, no Sertão Central, está pegando fogo depois que a Justiça Eleitoral cassou a chapa de vereadores formada pelo Partido Social Democrático (PSD) nas eleições de 2020.

Tudo depois que, na última sexta-feira (29), o juiz eleitoral Neider Moreira Reis Júnior considerou procedente o pedido da coligação “Unidos por amor a Salgueiro”, que denunciou, segundo eles, fraude no preenchimento da cota de gênero envolvendo a candidata Marta Mônica.

Exatamente como aconteceu em Petrolina, em ação que cassou o vereador Junior gás, a ação de investigação judicial eleitoral informa que a candidata a vereadora não fez campanha para ela mesma, e sim para o seu aliado Flavinho, que foi eleito pelo PSD. Ele somou 889 votos.

O partido conseguiu emplacar ainda, além de Flavinho, o vereador Henrique Sampaio, que obteve 1.026 votos. O PSD somou ao todo 3.679 votos nas eleições proporcionais.

Diante dos autos o juiz Neider Moreira determinou a anulação de todos os votos recebidos, além de tornar Marta Mônica inelegível por oito anos, revogando o deferimento e a homologação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) do PSD.

Com a decisão do magistrado, Auremar Carvalho (DEM) e Erivaldo Pereira (PSB) assumem as duas vagas na casa Epitácio Alencar com a recontagem dos votos.

A dor em Bom Conselho

A pequena Bom Conselho, no Agreste, sentiu o baque pela morte do ex-prefeito Audálio Ferreira, aos 80 anos, em um acidente de trânsito na PE-218. De acordo com as informações preliminares, ele perdeu o controle do carro, bateu em uma pedra e capotou. Ele foi prefeito de Bom Conselho por dois mandatos, entre 1993 a 1996, e a segunda entre 2000 e 2004. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu foram acionados, mas Audálio não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente.

Samu para toda a região

O presidente do Cimpajeú, Luciano Torres, foi a Brasília para tratar, no Ministério da Saúde, sobre o processo de habilitação do Samu na III Macrorregião do Estado de Pernambuco. “Precisamos do financiamento obrigatório do Ministério da Saúde para garantir o funcionamento do serviço. O Ministério da Saúde sinalizou positivamente. Agora vamos aguardar o trâmite para poder a habilitação e os recursos”, afirmou Torres. Foram com ele o presidente da Amupe, José Patriota, a secretária-geral do Cimpajeú, prefeita de Serra Talhada Márcia Conrado, e outros assessores.

Acelerando

A política é a única forma que a gente tem de superar as crises que a gente vive. Por isso, Izaías chega para somar. Vamos andar juntos para falar com os pernambucanos sobre futuro, trazendo lideranças e dialogando com a população”. A fala entusiasmada foi da prefeita de Caruaru e presidente do PSDB, Raquel Lyra, durante filiação do ex-prefeito e ex-deputado estadual Izaías Régis. A prefeita acelerou a corrida e atrai mais filiados em seu objetivo de virar governadora.

Pedra no sapato

Em Garanhuns, no Agreste, o prefeito Sivaldo Albino (PSB) vai encarar a briga e pode ser a pedra no sapato de Izaías Régis (PSDB). Albino vota com o time do PSB e deve lançar seu filho, Cayo Albino, para deputado estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários