Coluna da Folha: A pré-campanha de 2022 e o desafio do prefeito de Ouricuri

por Carlos Britto // 24 de agosto de 2021 às 07:00

Ricardo Ramos. Foto: Blog do Carlos Britto

Em Ouricuri (PE), o prefeito Ricardo Ramos tem um quebra-cabeça para resolver: montar sua chapa para as próximas eleições. Já andam por lá Lucas Ramos (PSB), que é pré-candidato a deputado federal, e que já disputa com o deputado federal Tadeu Alencar (PSB) o seu apoio.  E Ouricuri é apenas uma das cidades onde o PSB tem que administrar conflitos internos.

O prefeito tem dito a amigos que admite lançar a sua esposa, Karol Barros, como candidata a deputada estadual. Na cidade ninguém nega que a primeira-dama tem carisma necessário para enfrentar a disputa.

Se Karol entra no páreo vai disputar ainda com outro local, o deputado estadual Antônio Fernando (PSC), que já dobra no município com o deputado federal Augusto Coutinho (SD).

Os dois estão no palanque do empresário Botinha e do seu filho, Vitor de Botinha, que foi candidato em 2020 e perdeu por apenas 56 votos. A peleja promete.

Verba para o hospital

O deputado Federal Fernando Filho (DEM) comemorou, pelas redes sociais, os recursos, frutos do seu trabalho, para o Hospital Municipal de Orocó (PE), no sertão do São Francisco. “Fiquei muito feliz por ver como foram bem empregado os recursos que destinados de Brasília para essa importante conquista. O investimento no valor de R$ 1,2 milhão, fruto das minhas articulações com o senador Fernando Bezerra, foi necessário para a reconstrução do espaço, que vai oferecer um atendimento com mais conforto e qualidade para os moradores. O nosso compromisso com a saúde dos pernambucanos segue firme”.

Transparência

Cidades sertanejas se destacaram nos índices de transparência 2020 no ranking TCE. A melhor colocada foi Triunfo, com 94,72% de itens atendidos, seguida por Flores com 92,71%; Petrolina, com 89,95%; São José do Belmonte, com 88,94%; Arcoverde, com 86,68%; e Santa Cruz da Baixa Verde, com 85,93%. Em 2020, os prefeitos eram João Batista, Marconi Santana, Miguel Coelho, Romonilson Mariano e Tássio Bezerra. Quixaba apresentou um número abaixo do esperado. A transparência do último ano de Tião de Gaudêncio atendeu 23,63% dos critérios. Mirandiba foi a pior cidade quando administrada por Rose Cléa Máximo (PSD), que atendeu 1,01% de critérios atendidos.

Da boca pra fora

O ex-deputado federal Fernando Ferro concedeu entrevista à Rádio Pajeú de Afogados da Ingazeira e voltou a defender que o PT tenha candidatura própria em Pernambuco. Para ele, o nome mais viável para essa disputa é o da deputada federal Marilia Arraes. Ele aproveitou para criticar o senador Humberto Costa (PT). “Candidatura própria, pra ele, é só da boca pra fora. Precisa ser mais firme na posição. Não podemos ficar a reboque do PSB”, afirmou.

Novo filiado

Em Belo Jardim (PE), o ex-prefeito Hélio dos Terrenos deixou o PTB e assinou ficha de filiação ao Republicanos. A ficha foi abonada pelo presidente estadual do partido, deputado federal Silvio Costa Filho, que está avançando em filiações por todo Pernambuco. O novo filiado já chegou discursando. “O meu projeto é o projeto de Silvio Costa Filho de 2022”, disse Hélio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *