Na última quarta-feira (8), o vereador Luiz Abel Arruda (PL), de Sertânia, no Sertão do Moxotó, usou suas redes sociais para fazer uma publicação polêmica. Em um post no Instagram, Arruda celebrou o que chamou de “nosso dia”, com a mensagem: “Parabéns Patriota!”. A postagem foi uma clara alusão aos acontecimentos referentes à tentativa de golpe de Estado que, dois anos antes, abalou Brasília. No dia 8 de janeiro de 2023, manifestantes extremistas invadiram e depredaram os três poderes, deixando marcas de vandalismo nos prédios históricos, como o Palácio do Planalto e o STF.
A atitude do parlamentar gerou repercussão, principalmente entre aqueles que rechaçam apoio ao movimento, definindo como ato golpista.
O Supremo Tribunal Federal, que havia emitido decisões duras contra os responsáveis pela tentativa de desestabilização do regime democrático, considera que o ato de celebrar um golpe frustrado configura uma incitação a novas tentativas de ruptura institucional. O apoio de Arruda, aliado à sua posição como integrante da bancada da prefeita Pollyana Abreu (PSDB), provocou reações intensas nas redes sociais, dividindo os ânimos na política local.
Embora o parlamentar tenha se justificado, dizendo que sua publicação era uma expressão do que considera a luta do “povo patriota”, o episódio coloca o parlamentar municipal no centro de um debate acirrado sobre os limites da liberdade de expressão e o que se deve considerar como apoio a atos antidemocráticos.
Protocolado
A vereadora Jéssyca Cavalcanti (Avante) protocolou um requerimento na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste Setentrional, solicitando ao prefeito Helinho Aragão (PSD) a convocação dos professores aprovados no concurso público vigente no município. A parlamentar ressaltou a urgência dessa medida, destacando a situação preocupante na composição do quadro docente da cidade.
No vermelho
Durante coletiva de imprensa, o prefeito de Arcoverde, Sertão do Moxotó, Zeca Cavalcanti (Podemos), chamou de “descontrole administrativo grave” os quase R$ 19 milhões de dívidas deixadas pelo governo anterior. Os números foram levantados pela equipe de transição do atual gestor, coordenada pelo jurista Pedro Melchior, agora procurador municipal.
Sancionado
O prefeito Helinho Aragão (PSD), da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste Setentrional, sancionou os projetos de leis aprovados pela Câmara de Vereadores, que permitiram a reforma administrativa, pela qual foram criadas três novas secretarias: de Governo; de Esportes, Juventude e Lazer; e de Mobilidade Urbana. Para as funções, Helinho anunciou Breno Renan (Governo), Gabriel Pontes (Esportes, Juventude e Lazer), e Flávio dos Santos (Mobilidade Urbana).
Quando os ratos entram nas propriedades particulares, prédios públicos, invadi as vias públicas eles dizem que é democracia, bando de hipócritas, demagogos eleitores de ratazanas, passamos 4 anos sem ouvir em desvios de verbas públicas, esse Lula voltou para o poder só o que se ouvi agora são os desvios do dinheiro público, e um bando de besta ainda defendem esses ratos,como é que uma merda de um país desse tem jeito, ainda falta 2 anos nego vai chorar.
O grande problema do pessoal da direita são fracos,dizem as coisas aí ficam se desculpado para essa raça sem moral,não tem que pedir nem uma desculpas manda eles tomarem naquele lugar todos sabem qual é o lugar, defensores de ratos querem pregar de moralistas.
Eita! É capaz de o mesmo ser preso pelo Alexandre de Moraes.