Coluna da Folha

por Carlos Britto // 17 de novembro de 2012 às 07:00

Coluna da Folha:

Não existe jeitinho na saúde. Dizem que médico gosta de dinheiro, médico gosta de dinheiro sim, mas com condições de executar o seu trabalho”.

Do médico plantonista do Samu, Antônio Reis, sobre a dramática situação do serviço em Petrolina.

Os atuais e seus obstáculos

Enquanto muitos prefeitos eleitos estão ansiosos para assumir a cadeira do Executivo, em algumas cidades os atuais prefeitos parecem estar dedicados a dificultar a transição, que precisa ser feita. O jeito então, é recorrer à justiça. E é exatamente isso que muitos eleitos têm feito para tentar agilizar o processo de transição administrativa.

Em São José do Egito, o Ministério Público de Pernambuco (MP-PE) precisou emitir uma recomendação ao atual prefeito, Evandro Valadares, para que ele estabelecesse uma equipe de transição. A recomendação solicitou ainda a definição da data de início e encerramento dos trabalhos e forma de atuação, composta por técnicos da área administrativa e contábil da administração atual e representantes do candidato eleito, Romério Guimarães (PT).

A justiça também precisou intervir para que o atual prefeito reestabelecesse alguns serviços que estariam paralisados na cidade. A recomendação fixou um prazo de setenta e duas horas para que Valadares comunicasse ao Ministério Público as providências adotadas sobre o processo transitório. Até a data da recomendação, Evandro não havia dado nenhum sinal de instalação de transição.

O prefeito eleito, Romério Guimarães, ganhou as eleições do candidato Eclérinston Ramos.

Ela fica

O prefeito eleito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), deve manter na Secretaria de Saúde da cidade a médica Socorro Brito. Socorro é esposa do atual prefeito Carlos Evandro (ex-PR), que conseguiu derrotar o deputado Sebastião Oliveira (PR). De acordo com as informações, a permanência de Socorro na secretaria teria sido uma das exigências do acordo para que Luciano Duque fosse o candidato.

Mais uma bronca

A exemplo de Petrolina, a situação da saúde pública em Araripina também parece não ser das melhores. Os médicos dos PSFs e do Centro de Saúde devem paralisar as atividades na próxima segunda-feira (19), caso não recebam da prefeitura os três meses de salários atrasados. O recado já foi repassado ao interventor estadual, Adalberto Freitas, que enfrenta vários problemas na cidade.

Para a justiça

No fim de governo, o prefeito de Tabira parece gerar insatisfação. Na próxima segunda-feira (19) a justiça vai ouvir os Servidores Públicos Municipais que estão indignados com atraso de salários.

Para onde vai?

O prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro, reafirmou em Brasília durante a “marcha dos prefeitos”, que antes de se filiar a uma nova legenda pretende conversar com o governador Eduardo Campos. Evandro deve se filiar a um partido alinhado com a Frente Popular.

Inconformado?

Em Araripina, tem gente reclamando que o deputado Raimundo Pimentel (PSB) estaria perseguindo o prefeito eleito, Alexandre Arraes (PSB). Recentemente, Pimentel entrou com uma ação contra o prefeito por conta da obra de asfaltamento do distrito da Rancharia.

Quer quitar

Chegar em dezembro com todos os compromissos assumidos. Esta é a explicação dada pelo atual prefeito de Ingazeira, Luciano Torres (PSB), para justificar as demissões de vários funcionários de cargos comissionados e contratados.

Grave crise

Em Petrolina, o drama na saúde pública chega aos extremos, e por todos os lados. Além do caos já anunciado no Samu, a população anda sofrendo com uma crise anunciada. Postos de saúde, Samu, e AME tem deixado a população carente à mercê da sorte.

Bloqueadas

A justiça determinou o bloqueio imediato das contas da Prefeitura de Custódia. A decisão surgiu após um pedido do Sindicato dos Servidores Municipais da cidade, que reclama do atraso nos pagamentos.

Coluna da Folha

  1. fernanda disse:

    eu so tenho uma coisa a dizer…. tomeeeee petrolina….votaram julio de graça e perderam sua qualidade de vida, saúde, e te mesmo a vida (diante de tantas vitmas da ausencia de cuidados imediatos no samu, hut, ames..) palhaçada de gestão, ainda bem que não sou daqui, e nem vim para ficar! 4 anos de atraso para vcs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários