Coluna da Folha

por Carlos Britto // 14 de julho de 2012 às 07:00

Coluna da Folha:

“Estou procurando qual a área, de fato, que o governo avançou”

Do candidato a prefeito de Petrolina, Rosalvo Antônio (PSOL), sobre a atual administração.

Uma semana e a sexta 13

Durante esta semana, quem bateu à porta da Prefeitura de Petrolina em busca de um prefeito, saiu de lá sem resposta. O prefeito Júlio Lóssio (PMDB) viajou para Portugal, deixando a cadeira do Executivo desocupada.

Todo mundo sabe que na ausência de um prefeito, quem cumpre o papel de representante do povo é o vice, mas este parece que não exerceu seu direito de estar prefeito por alguns dias. Na linha de substitutos, ainda tem a presidente da Câmara de Vereadores e, em último caso, a procuradora geral do município, mas estes também não puderam nem sentir o gostinho do poder do Executivo.

A ida a Portugal rendeu boas polêmicas para Lóssio. Depois de ter que acionar a justiça para conseguir autorização para viajar, parece que a visita aos portugueses saiu complicada demais. O prefeito perdeu tanto tempo correndo atrás da autorização para viajar, que não teve tempo de autorizar alguém a ficar em seu lugar.

De fato, faltaram respostas. Se tinha algum responsável pelo município durante a ausência de Lóssio, ninguém ficou sabendo. E se não tinha prefeito, também não tinha informação, já que o site oficial ficou fora do ar sem nenhuma explicação. Apenas ontem (13) a assessoria de comunicação decidiu justificar que o site ficará sem serviço por conta da lei eleitoral. Pois é, uma semana tão complicada só podia terminar em sexta-feira 13.

Em família

O ex-prefeito de SerraTalhada, Geni Pereira (PSB), quer literalmente, fazer política em família. Geni lançou a esposa, Erotildes Gonçalves (Dona Tida), e a filha, Edva Pereira, como candidatas a vereadoras em Serra Talhada, ambas pelo (PSB). Além da esposa e da filha, o curioso é que Geni já conta com o seu irmão, Gilson Pereira, também concorrendo a uma cadeira no legislativo pelo (PSD).

Empate técnico

A disputa pela prefeitura de Serra Talhada está acirrada, e desde agora dá pra sentir o que vem pela frente.Uma pesquisa realizada pelo Instituto Múltipla apontou um empate técnico entre os candidatos Sebastião Oliveira (PR) e Luciano Duque (PT). Oliveira lidera as intenções de votos, com 38% contra 35% do candidato da situação, Luciano Duque, que é apoiado pelo prefeito Carlos Evandro.

90 para 14

Em salgueiro, tem muita gente entrando na disputa por uma vaga no legislativo. Na cidade 90 pessoas se candidataram para as 14 vagas de vereador disponíveis no município. Agora é partir para a corrida.

Sem apoiar

Depois de ter seu nome retirado da disputa eleitoral em Santa Cruz, o empresário Zé Mozar (PHS) parece que também não quer apoiar ninguém. Mozar estaria desistindo de apoiar a candidata da oposição, Maria de Zé de Tino (PSD), que foi a escolhida do grupo.

Será?

As candidaturas do prefeito de Tabira, Dinca Brandino (PSB), e do vereador Tadeu Sampaio podem ser impugnadas pelo TSE. O promotor de Justiça Eleitoral, Leôncio Tavares Dias, apresentou parecer na Justiça pedindo que ambos sejam impedidos de concorrer.

Os irmãos

Em Belém do São Francisco tem gente fazendo política “familiar”. Por lá duas irmãs e dois irmãos são candidatos a vereador. As duas irmãs são Maria Nogueira e Ana Paula Nogueira. Já os irmãos são Henrique Marcula e Vandinho Marcula.

Pelo sossego

A coligação “Pra Belém Crescer”, de Belém do São Francisco, encabeçada pelo candidato Licínio Antônio (PT), divulgou um comunicado afirmando que abrirá mão de quatro horas de propaganda eleitoral no carro de  som em prol do “sossego e da paz”.

Vai começar

O candidato do PSB à Prefeitura de Afogados da Ingazeira, José Patriota, começa oficialmente sua campanha eleitoral neste sábado (14) com “Adesivaço” e um “Bandeiraço” nas ruas da cidade.