Coluna da Folha

por Carlos Britto // 15 de fevereiro de 2021 às 07:00

Foto: Reprodução/Internet

O prefeito e os professores revoltados

O prefeito de Salgueiro, no Sertão Central, Marcones Sá (PSB), foi pressionad , no final de semana, por professores aprovados no último concurso municipal. Os docentes saíram às ruas em protesto, com carro de som, cartazes e decididos a não arredarem o pé de frente da prefeitura até serem atendidos pelo gestor e ouvirem da boca dele uma solução. A indignação que não é nova foi aumentada.

Acontece que esses professores foram aprovados dentro das 41 vagas e do cadastro reserva do concurso público realizado pela Prefeitura Municipal em 2020. Tudo vinha bem até o prefeito assinar um decreto reduzindo de 41 para 31 o número de professores que já havia convocado para a Secretaria Municipal de Educação. Os 10 que ficaram de fora se revoltaram porque já tinham feito perícia e efetuado gastos com exames para serem efetivados. Aí o clima esquentou.

Antes dos educadores chegarem ao limite da paciência, a prefeitura já tinha cogitado realizar uma seleção pública simplificada, mas a iniciativa foi barrada pela justiça, depois que parte dos educadores entraram com uma ação pedindo que a administração municipal não fizesse a seleção apenas para “tapar buraco”. O pedido foi acatado pelo juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Salgueiro, Neider Moreira, que suspendeu a seleção e indicou que o prefeito contratasse os aprovados no cadastro reserva, mesmo de forma precária.

Pois bem, o prefeito recebeu os professores em seu gabinete e culpou a gestão passada pela celeuma. Ele disse aos manifestantes que o quadro de vagas da administração municipal só dispõe de 31 vagas para professor. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, o prefeito deu total apoio à causa dos professores, “colocando a prefeitura, enquanto instituição, à disposição para averiguar a motivação do ato do antigo gestor e tomar todas as medidas cabíveis para não prejudicar a classe”. Haja bronca.

A Fake news > A Prefeitura de Petrolina teve que enviar nota à imprensa para esclarecer a informação que circulou em alguns grupos de whatsapp sobre o início da vacinação contra a Covid-19 para idosos acima de 75 anos. A prefeitura disse que devido ao quantitativo de doses que chegaram ao município, a Secretaria de Saúde está vacinando por etapas os grupos prioritários.

Não passou > O ex-prefeito de Mirandiba, Bartolomeu Tirbutino, não passou no julgamento da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, que de forma unânime, decidiu pela rejeição das suas contas, com base na análise técnica feita pelos auditores, houve várias irregularidades. O ex-prefeito foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

A revelia > Juiz discorda de parecer do Ministério Público Eleitoral e aprova contas de campanha do prefeito reeleito de Itapetim, Adelmo Moura (PSB). Mesmo após o parecer que opinou pela desaprovação, o Juiz da 99° Zona Eleitoral, Carlos Henrique assinou a decisão da aprovação.

Novo integrante > Foi publicado no Diário Oficial de Pernambuco a nomeação do afogadense, Francisco Petrônio Pires Pereira, para o cargo comissionado de Apoio Técnico do Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude. Petrônio é Fiscal de Obras da Secretaria de Infraestrutura de Afogados da Ingazeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários