Coluna da Folha

0
Foto: Reprodução

Depois da euforia, a respiração e o alívio

O prefeito reeleito de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, Anchieta Patriota (PSB), respira aliviado, agora que suas contas foram aprovadas. O Juiz eleitoral da 98ª Zona, Bruno Querino Olímpio, aprovou, com ressalvas, as contas de campanha da chapa de Patriota. Ele disputou a eleição ao lado de Júnior de Mocinha, também do PSB, formando a coligação Frente Popular de Carnaíba – A Mudança Continua-, com PT e PSB. Os dois derrotaram Gleybson Martins (PODE), que ficou em segundo lugar com 46,33% dos votos.

Depois da euforia da vitória, a preocupação. Ao submeterem suas contas de campanha o Tribunal Regional Eleitoral verificou irregularidade quanto a gastos eleitorais, como aluguel de veículo sem relatório pormenorizado do volume e o valor dos combustíveis adquiridos durante o período da campanha eleitoral. Constatou-se também que os candidatos não cumpriram com outras determinações do Tribunal Superior Eleitoral. Caso a chapa fosse condenada, o mandato estaria em risco.

No entanto, após recurso, o juiz atendeu Parecer Ministerial, que recomendou a aprovação das contas com ressalvas. “Não foram constatados outros vícios que somados às referidas irregularidades tivessem o condão de embasar a desaprovação. Não houve apuração de outras irregularidades”, diz a resolução.

Diante disso, o juiz considerou a inexistência de vícios que comprometeriam a regularidade das contas do prefeito, de modo que o Ministério Público Eleitoral manifestou-se pela aprovação com ressalvas. Anchieta Patriota e Júnior de Mocinha podem respirar aliviados, pois o risco de ter o mandato em jogo, eles não correm mais.

O encontro > Os prefeitos socialistas de Sertânia, Ângelo Ferreira, e de Itapetim, Adelmo Moura, tiveram agenda com o governador Paulo Câmara para solicitar obras de infraestrutura nas duas cidades. Adelmo solicitou recursos para obras de asfaltamento entre Placas e Piedade e a construção de sistemas de abastecimento na zona rural. Já Ângelo Ferreira apresentou projetos para calçamento e asfaltamento.

Tá uma cachorrada> Na Câmara de Vereadores de São José do Egito, a confusão se tornou generalizada após o presidente da Casa, João de Maria, começar a interromper as falas dos parlamentares que criticavam a postura do líder. “Isso tá um circo, tá uma cachorrada”, bradou o vereador Davi Teixeira antes de abandonar a sessão. Com a confusão, cinco vereadores se retiraram da sessão, isolando o presidente na mesa.

A luta pelo IML> Em Ouricuri, o presidente da Câmara Municipal, vereador Iran Severo (PRTB), esteve reunido com o presidente da Associação dos Vereadores do Araripe, vereador Luciano Nunes, de Santa Cruz, para discutir a implementação do Instituto Médico Legal na cidade.

Na conta do governador > A Compesa anunciou um novo calendário de abastecimento d´água para a cidade de Salgueiro, no Sertão Central. O novo regime estabelece 2 dias com água nas torneiras para 11 sem. Segundo a estatal, essa alteração vai vigorar até a conclusão das obras da nova adutora. O Governo do Estado está investindo R$ 6,5 milhões na obra que está prevista para ser concluída até o fim de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome